Governo do Pará garante títulos de terras para mais de 600 famílias de Redenção
Com mais essa entrega subiu para 2 mil o número de famílias beneficiadas no município
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) entregou 661 títulos de regularização fundiária nesta sexta-feira (7), para famílias de Redenção, na região de Integração do Araguaia. Foram beneficiadas famílias dos bairros São José (487 títulos), Serrinha (90 títulos) e Bela Vista (84 títulos). Os títulos de propriedade dos imóveis emitidos pela Cohab foram entregues registrados em cartórios e sem nenhum custo para as famílias beneficiadas.
Para o governador Helder Barbalho a entrega de mais títulos de propriedade para famílias de Redenção é um grande avanço na regularização fundiária no município. "Quero aqui parabenizar as mais de 600 famílias que estão hoje recebendo o título de regularização fundiária, que garante a todas elas segurança jurídica de que são os donos dos imóveis delas, e com mais essa entrega nós chegamos a 2 mil títulos de terra só aqui na cidade de Redenção, e tem mais mil títulos que, nos próximos dias, nós poderemos entregar. Então eu já vou dizer aqui com o Pioneiro (diretor-presidente da Cohab), até breve, que nós vamos voltar aqui para entregar os mil títulos que estão faltando", pontuou o governador.
A ação integra o Termo de Cooperação celebrado entre a Cohab e a prefeitura de Redenção através do Instituto de Pesquisa, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Redenção - IPPUR. Para o prefeito de Redenção, a entrega é um sonho antigo da população de Redenção, “que muitas vezes você mora em um local que você não tem o título definitivo daquela terra, você não consegue fazer um empréstimo no banco para você fazer a melhoria da sua casa, para você fazer a melhoria da sua condição de vida. Então o governador Helder e a vice Hana sempre presentes o nosso município nos deram todas condições para fazer mais essa entrega", pontuou o prefeito.
A agenda de trabalho em Redenção contou com a presença do titular da Cohab, Manoel Pioneiro. “Estamos fazendo essa entrega para que as pessoas possam se sentir mais seguras. Hoje, uma das maiores preocupações que o Governo do Helder tem, assim como nós, que estamos hoje representando todos os moradores do estado do Pará, que estamos na Companhia de Habitação, é a preocupação em você estar legalizado, é você estar morando bem, é você poder chegar e saber que sua família está tranquila com a moradia”, disse Pioneiro.
O projeto de Regularização contempla famílias em situação de vulnerabilidade social (com renda bruta familiar até 5 salários mínimos), e que não tenham outro imóvel.
A Cohab destaca que o projeto reconhece o direito à moradia, por meio da regularização fundiária dos lotes urbanos, e garante a propriedade do lote com segurança jurídica e ordenamento territorial.
Beneficiados comemoram
A dona de casa relata que vive no lote onde construiu sua casa há mais de 20 anos e que receber o título de propriedade é a realização de um sonho. “Foi uma coisa muito boa, porque sempre morei aqui e a gente não tinha documento, mas graças a Deus, com a ajuda do governo e Deus, a gente conseguiu. É maravilhoso, é gratificante você saber que está morando num lugar que é seu, que você tem um documento que pode financiar alguma coisa para a casa mesmo”, destacou.
O aposentado Aderaldo Dias, que mora há 40 anos no bairro da Serrinha, também comemorou o recebimento do título. “São quase 40 anos vivendo aqui, mas sempre tive o sonho e a esperança de receber esse documento desde que cheguei no Pará vindo do Piauí. Tenho três filhos e cinco netos e sei que agora vou poder deixar o que é meu pra eles”, disse.
Durante a agenda de trabalho do governador em Redenção, também houve a entrega pelo Instituto de Terras do Pará de área referente área patrimonial do Município de Redenção, com área destinada de 37,1424ha, para a Ampliação da área Aeroportuária do município.