Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO 'CURUPIRA'

Segunda turma conclui Curso de condução de viaturas para fiscalização ambiental

Segup e Semas vão capacitar condutores para as 32 viaturas adquiridas pelo Estado destinadas às ações de enfrentamento a crimes ambientais no território paraense

Por Walena Lopes (SEGUP)
07/02/2025 18h54

A 2ª turma do Curso de formação de condutores para viaturas do tipo pick-up off-road, direcionadas à Operação “Curupira”, concluiu as atividades nesta sexta-feira (7). Por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Governo do Pará capacitou mais de 300 alunos, entre agentes de segurança e servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Os concluintes estão habilitados a conduzir os veículos nas ações de segurança e fiscalização integrantes das operações de combate a crimes ambientais no território paraense.

“Mais uma vez estamos investindo em ações voltadas à Operação “Curupira”, para que possamos fortalecer, ainda mais, a fiscalização e o combate aos crimes ambientais no Estado. Dessa vez com uma capacitação totalmente voltada para a condução das viaturas adquiridas, especialmente, para a logística e o transporte nas áreas de mata e de difícil acesso, que envolvem as atividades de segurança da ‘Curupira’, visando maior capilaridade das nossas forças de segurança em regiões mais delicadas para o enfrentamento aos garimpos clandestinos e aos crimes ambientais”, informou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Agentes de segurança que integraram a 2ª turma da capacitação

Conhecimento - Nas aulas, os condutores adquirem conhecimentos teóricos para dirigir os veículos, aprofundando as especificações técnicas. Nos treinamentos, os alunos recebem informações sobre o veículo e como conduzi-lo. A capacitação prepara os servidores para o aproveitamento máximo das vantagens que o carro oferece, desde a tração 4x4 até a utilização do guincho elétrico, acoplado na dianteira.

“Nosso objetivo é capacitar os operadores para conduzirem a nova viatura adquirida para a Operação Curupira, que visa à preservação do meio ambiente e ao combate ao desmatamento, atuando em três frentes: nos municípios de Novo Progresso, Uruará e São Félix do Xingu. A Operação está em vigor há quase dois anos, e a aquisição dessas novas viaturas, com tecnologia embarcada exclusiva, como autoabastecimento, guincho elétrico e outros equipamentos de apoio, valoriza ainda mais o trabalho das forças de segurança, em parceria com o governo do Estado, para garantir a continuidade das ações realizadas. Esta capacitação tem como objetivo qualificar todos os condutores dos veículos, para que, em situações de emergência – tanto em terrenos off-road quanto urbanos – saibam realizar as manobras e técnicas necessárias. O treinamento também é aplicável a outras missões e situações que envolvam as atividades de segurança e de fiscalização”, destacou o coordenador da capacitação, tenente Allan Thyago Santos Nascimento, da Polícia Militar.

Mais turmas - O Curso tem carga horária de 60 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. Os alunos são capacitados não apenas a operar, mas a entender a tecnologia do novo veículo, que se diferencia dos demais pelo pneu específico para terrenos lamacentos, como os encontrados na Operação. A viatura é automática, o que proporciona maior conforto ao motorista durante as longas horas de missão. O Curso terá cinco turmas, prosseguindo até abril. 
Em dezembro do ano passado, 80 alunos foram habilitados a conduzir os veículos. O Governo adquiriu 32 viaturas, com o objetivo de atender às demandas de logística, fiscalização e segurança da Operação “Curupira”.

Para o diretor da Semas, Tobias Brancher, “a qualificação dos servidores é fundamental para garantir que as ações de fiscalização ambiental sejam ainda mais eficientes. A capacitação para o manuseio das novas viaturas proporciona um suporte logístico essencial, permitindo que nossas equipes atuem com maior agilidade e precisão nas regiões de difícil acesso. Esse treinamento contribui diretamente para o fortalecimento das ações de combate aos crimes ambientais e conservação dos nossos recursos naturais”.

O servidor da Semas, Paulo Cruz, um dos concluintes da 2ª turma, disse que “o Curso tem sido de extrema importância para nós. Como motoristas da Semas, posso afirmar que agora entendemos melhor o funcionamento deste novo veículo, que, sem dúvida, veio para somar às nossas ações. Trabalhando de forma integrada com os agentes das outras forças de segurança, conseguimos nos auxiliar e aprimorar nossas atividades em campo”.

Formação e treinamento - O Estado investe de forma contínua nas atividades de fiscalização e segurança, ampliando as condições de enfrentamento aos crimes ambientais. Em 2024, foram capacitados mais de 200 agentes de segurança pública para atuação como fiscais ambientais, visando à ampliação do combate aos crimes.

A iniciativa foi desenvolvida por meio da Segup e Semas, com base em um Termo de Cooperação Técnica firmado entre as duas secretarias, as polícias Militar e Civil, e o Corpo de Bombeiros Militar, publicado em 17 de janeiro de 2024 no Diário Oficial do Estado. A ação conjunta permite que agentes de todos os órgãos de segurança pública lavrem autos de infração ambiental, ampliando o alcance da fiscalização.  

“O Estado, por meio da Segup e da Semas, vem desenvolvendo ações de qualificação para que possamos preparar tanto os nossos agentes, quanto os nossos servidores nas ações de fiscalização e segurança. Com isso, aumentamos e ampliamos a nossa ação no enfrentamento a quem causa danos e prejuízos às nossas florestas”, reiterou Ualame Machado.