Feira de Empreendedores do CIIR destaca produtos criativos e sustentáveis
Além de artesanato, vestuário e alimentos, os produtos feitos com paletes estrearam na Feira, promovendo inclusão social, desenvolvimento sustentável e geração de renda
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou nesta quinta-feira (6) a 2ª edição da Feira de Empreendedores de 2025, promovida pelo setor de Arte e Cultura durante a semana, no hall do Bloco C, das 9h às 17h. O evento foi voltado a usuários, acompanhantes e profissionais da instituição, com o objetivo de fomentar a inclusão, a cultura empreendedora e a integração social.
Segundo Denise Morais, supervisora do setor de Arte e Cultura, a Feira de Empreendedores do CIIR tem como propósito criar oportunidades de negócios, valorizando o potencial criativo e inovador dos participantes e ampliando a possibilidade de complementação de renda. “Por meio do comércio inclusivo, apoiamos o empreendedorismo de usuários, acompanhantes e colaboradores. A Feira também incentiva a divulgação de negócios em desenvolvimento e estimula práticas sustentáveis na geração de renda”, destacou a profissional.
Durante os três dias de evento, iniciado na última terça-feira (4), diversos empreendedores expuseram seus produtos, incluindo itens para estimulação cognitiva, sensorial e motora de usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) assistidos pelo Centro, além de alimentos, vestuário e artesanato. Um dos destaques foi o estande de artesanato feito com paletes.
Participantes – Para o artesão Valter de Oliveira, 54 anos, participar da Feira pela primeira vez “foi uma bênção”. Acompanhado da esposa, Adriana Câmara, 54 anos, com quem trabalha na comercialização de produtos sustentáveis, ele apresentou mais de 20 itens produzidos com madeira reaproveitada, que iria para o lixo.
“Produzo peças sustentáveis, como porta-plantas, porta-guardanapos, porta-toalhas, porta-panelas, bandejas, chaveiros e outros itens. Utilizamos paletes descartados, desmontamos e transformamos em artesanato. Nosso objetivo é reaproveitar materiais que seriam descartados, contribuindo para o meio ambiente e levando nosso trabalho adiante”, disse o artesão, destacando que aprendeu sozinho a confeccionar os produtos.
Aprovação – Onorata de Oliveira, 58 anos, mãe e cuidadora em tempo integral de Vinícius Santos, 12 anos, usuário com TEA assistido pelo CIIR há quase cinco anos, sempre faz questão de participar da Feira de Empreendedores e conferir os produtos expostos em meio aos atendimentos ao filho. “Acho ótimo; muito bom mesmo! Sempre que tem, faço questão de conferir. Hoje, por exemplo, gostei bastante da parte de roupas e brechó”, contou.
Sobre os produtos voltados ao público com TEA, Onorata de Oliveira destacou a importância da iniciativa. “Meu filho gostou de alguns itens. Já adquiri produtos em outras edições, como carteirinha e cordão de identificação. Acho esse trabalho excelente! Quem dera que mais pessoas tivessem essa iniciativa”, ressaltou.
Ela também comentou sobre a participação do filho nas atividades oferecidas pelo setor de Arte e Cultura. “Ele participa dos eventos, especialmente na área do teatro, e gosta muito”, finalizou.
A 2ª edição da Feira de Empreendedores do CIIR reafirmou o compromisso da instituição em promover a inclusão social e o fortalecimento do empreendedorismo entre seus usuários, familiares e profissionais.
Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez faz o encaminhamento à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR