Seel abre mais 57 vagas para o Programa Parádesporto
As vagas são gratuitas para jovens e futuros atletas paralímpicos com deficiências visuais, físicas, intelectuais, cadeirantes, amputados e com nanismo
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/pequenas/20250205223314-GC00064355-F00222412.webp)
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), abre a segunda remessa de inscrições ao Programa Parádesporto, na faixa etária de 5 a 17 anos. São 57 vagas gratuitas para jovens e futuros atletas paralímpicos com deficiências visuais, físicas, intelectuais, cadeirantes, amputados e nanismo, no próximo sábado (08), a partir de 8h. As inscrições são presenciais e acontecerão na sede da Tuna Luso Brasileira, localizada, na Almirante Barroso, em Belém.
A Seel iniciou as inscrições com a primeira remessa em janeiro com 118 vagas para novos alunos. As vagas são para modalidades de futebol de amputados, futebol PC (deficiência paralisia cerebral), voleibol sentado, tênis de quadra em cadeira de roda, tênis de mesa, badminton, taekwondo, natação, atletismo e bocha.
Os interessados devem apresentar no ato de inscrição a seguinte documentação: cópia da documentação do responsável e do paratleta, CPF, RG, laudo médico, duas fotos 3×4, comprovante de residência e atestado médico liberando o aluno para a prática esportiva.
A secretária em exercício da Seel, Ana Paula Alves, ressalta a importância do Programa. “O Parádesporto é muito importante na vida desses jovens e futuros atletas paralímpicos, através do esporte eles enriquecem tanto os saberes corporais como as experiências lúdicas, emocionais e sociais. É também um caminho na direção da superação dos próprios limites e do fortalecimento da autoestima. O Governo do Pará, por meio da Seel, desenvolve esse e outros Programas gratuitamente para o desenvolvimento das nossas crianças, jovens e adultos”, disse a secretária.
O início das aulas para os novos alunos está prevista para 15 de fevereiro. O professor Valdir Aguiar do "Parádesporto" avaliará as habilidades dos novos alunos para definir as modalidades que serão trabalhadas.
“Isso é muito importante para nós, professores, para o Estado. Temos esse projeto do Parádesporto, levando essas crianças em lugares que nunca imaginaram. Como tivemos três atletas e uma professora do projeto semana passada que viajaram para São Paulo, passaram uma semana em treinamento, futuramente podem chegar a Seleção Brasileira”, disse o professor.
Vagas distribuídas PcD:
Deficiência Visual: 05
Deficiência Física: 12
Deficiência Intelectual: 10
Nanismo: 06
Cadeirante:14
Amputado:10
O Parádesporto
O conceito de Parádesporto é bastante amplo e engloba todas as manifestações da prática de algum esporte por uma pessoa com deficiência, independente da modalidade escolhida do tipo ou nível da deficiência. O artigo 42 da Lei Brasileira de Inclusão – LBI prevê que a pessoa com deficiência tem direito ao esporte em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
O Parádesporto é uma ferramenta para construção dos conceitos de inclusão plena da pessoa com deficiência, pois através do esporte os valores e capacidades são redefinidos e a aceitação das diferenças tornam-se naturais dentro da sociedade.
Serviço: Inscrições ao Programa Paradesporto, na sede da Tuna Luso Brasileira - Avenida Almirante Barroso, nº 4110, Bairro do Souza.
Data: 08 de fevereiro.
Horário: 08 às 13h.
Observação: Não temos mais vagas para autistas.