Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Nova orla de Augusto Corrêa fortalece o turismo e traz mais qualidade de vida para a população do município

Governo do Estado já entregou 22 orlas no Pará desde 2019. Outras 13 estruturas estão em obras de construção ou reconstrução

Por Denise Soares (SECOM)
06/02/2025 08h15

A comerciante Euriane Ferreira viu o negócio avançar no último ano. Dona de uma peixaria próxima à orla de Augusto Corrêa, no nordeste do Pará, Euriane diz que a nova estrutura atraiu um número maior de turistas para o município, o que fez as vendas aumentarem. 

“Fomos abençoados, porque uma coisa atrai a outra, beneficia a todos. Nossa vida teve uma melhora principalmente pela parte da tarde, porque as pessoas vêm sentir a brisa, conversar no restaurante, e nossa peixaria fica próxima e aberta à tarde, então as pessoas compram peixe. Temos uma boa venda durante a manhã, mas melhorou muito mesmo na parte da tarde”, comenta. 

Melhorias – A orla do município foi entregue há um ano. São quase 2 quilômetros de passeio público, que transformaram o espaço em um novo ponto de encontro para a população. A área foi pavimentada com pedras portuguesas e na parte superior da orla foi realizada a ampliação da calçada para realocação de barracas artesanais. O piso das escadas e os guarda-corpos originais existentes foram mantidos e reconstruídos, além da criação da rampa de acessibilidade.  

“Melhorou muito esse cais em Augusto Corrêa, porque trouxe melhoria para o pescado, trouxe melhoria para o povo que vem de fora. Hoje, a gente vê que a frente de Augusto Corrêa é um cartão postal para o nosso município, o trabalho com as rampas e pontes que dão acesso ao município, o desembarque do pescado. As pessoas que vêm de fora veem nossa cidade bastante desenvolvida”, disse Rosivaldo Brito, comerciante autônomo. 

Iluminação e acessibilidade – Foi realizada também a troca de postes existentes por soluções mais eficientes e modernas, possibilitando assim mais qualidade urbana e ambiental. No passeio público foram construídos ainda banheiros com acessibilidade.

Além disso, a obra incluiu a construção de dois piers em concreto armado, com rampas de acessos, que facilitarão a acessibilidade de pescadores, embarcações de pequeno porte, locais de pessoas e serviços. 

“A orla trouxe a pescada para cá, os barcos foram mais bem localizados, em termos de amarração. O turismo também está fluindo bem. Foram feitas a ponte e a rampa, os barquinhos estão bem confortáveis aqui, está tudo dando certo”, disse o pescador João Silva.

O espaço de lazer possui bancos e lixeiras, para área de convívio social, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. A obra teve um investimento de R$ 1.321.406,07, de um convênio entre Secretaria de Estado de Obras Públicas e a Prefeitura, para a revitalização do espaço.

O vendedor ambulante de Midelvani Brás avalia positivamente o aumento da movimentação da orla. “Melhorou muito. Atrai clientes, atrai turistas e chegando clientes na orla eu consigo vender melhor. Então, é uma satisfação muito grande, uma alegria essa nova orla. Eu trabalho com churrasco e bebida, e isso melhorou bastante não só para mim como para outros vendedores também”, comemora. 

Investimentos – Desde 2019, o Governo do Estado já entregou 22 orlas no Pará. Outras 13 estruturas estão em obras de construção ou reconstrução. 

“Orlas são espaços públicos que impulsionam o crescimento da infraestrutura turística e econômica dos municípios paraenses. O Governo do Pará segue apoiando o desenvolvimento do emprego e da renda construindo esses equipamentos à beira dos nossos lindos rios, o que também garante a prática de atividades esportivas, do lazer e cultura, melhorando a qualidade de vida da nossa população”, avalia Ruy Cabral, titular da Seop.