Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Científica realiza perícia de danos ao patrimônio em caso de violência doméstica, na Ilha do Combú

Núcleo de Crimes Contra o Patrimônio foi requisitado para realizar exame de constatação de danos materiais no imóvel e objetos da vítima

Por Monique Leão (Pol. Científica)
04/02/2025 19h24

Na manhã desta terça-feira (04), a Polícia Científica do Pará (PCEPA), por meio do Núcleo de Crimes Contra o Patrimônio (NCCP), realizou perícia em uma residência na Ilha do Combú, às margens do Rio Guamá, em Belém. A perícia foi solicitada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), da Polícia Civil do Pará (PCPA), em um caso de violência doméstica. 

A DEAM investiga o caso, que ocorreu no final de janeiro deste ano, onde um homem foi preso em flagrante após ameaçar a vida de sua ex-companheira e provocar danos na residência onde ela mora com os filhos. O NCCP foi requisitado para constatar os danos e materializar as provas. Na ocasião, foi possível identificar que houve danos em eletrodomésticos, móveis, além do celular pessoal da vítima. 

“Quando somos acionados para perícia de violência doméstica, onde têm vários objetos quebrados, analisamos cada item para conseguir dar valor ao objeto, verificamos marca, modelo, quanto ele custa do mercado, o tempo de uso, e exemplificamos os tipos de danos, se ainda está próprio para uso ou se resultou em perda total”, explicou o perito criminal Mauro Oliveira. 

As perícias de violência doméstica, envolvendo danos materiais, representam o quinto tipo de perícia mais solicitado ao setor. Em 2024, foram 61 requisições vindas da DEAM. E só no primeiro mês de 2025, 6 perícias já foram requisitadas. São solicitadas em casos de furto, arrombamento e danos em imóveis. “É uma perícia de constatação, então, verificamos se há impressões digitais, material biológico, se deixou algum objeto que possa identificar o agressor. Além de identificar a via de acesso à residência, precisamos identificar os instrumentos utilizados pelo criminoso”, afirmou o perito. 

“A perícia criminal oferece provas concretas, objetivas e científicas dos danos patrimoniais da vítima, através do laudo pericial técnico, quantificando e qualificando, ajudando de forma contundente no inquérito policial, sobretudo, na constatação técnica in loco, das circunstâncias qualificadoras do crime, assim como nos processos judiciais. Importante destacar que, além de fornecer evidências claras, que sustentam essas ações, a perícia serve como alerta para que as autoridades possam agir preventivamente nos casos de violência doméstica, podendo inclusive impedir no futuro, uma ação mais grave por parte do agressor”, afirmou a perita criminal e Gerente do NCCP, Shelma Mendes. 

Texto: Amanda Monteiro/ASCOM PCEPA