Sespa apoia fórum regional de debates em Vigilância Sanitária
Começou nesta segunda-feira, 28, o Fórum Região Norte do ciclo de debates “Desafios e Tendências no Campo da Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços: Qual a Vigilância Sanitária que a Sociedade Precisa?”. O evento acontece no Hotel Sagres, em Belém, organizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O evento conta com o apoio da equipe do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Belém está sediando o encontro da região Norte, que vai rever estratégias para a vigilância sanitária. O evento é uma iniciativa do Ministério da Saúde em conjunto com as secretarias estaduais e municipais, mobilizadas em torno desse ciclo de debates sobre a importância da vigilância dentro da saúde pública em nível nacional.
O objetivo do fórum é mobilizar profissionais da área e a sociedade em geral para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em busca da melhoria da efetividade e da contribuição no desenvolvimento sanitário e socioeconômico do país. Thelma Araújo, diretora da Vigilância Sanitária do Estado, destaca que a Anvisa está realizando esse evento em todas as regiões do País com o intuito de discutir os desafios e tentar unificar a vigilância sanitária. "A região Norte tem características bem peculiares e a principal dificuldade para os profissionais e para as gestões (estadual e municipal) é a questão das distâncias que dificultam o acesso. Nossa missão aqui é tentar nivelar esse sistema”, disse.
“Após a finalização dos fóruns regionais será realizado um fórum nacional que reunirá todos os profissionais ligados à vigilância sanitária dos Estados e Municípios para discutir qual a vigilância sanitária que o Brasil precisa. Vamos debater o futuro do setor e como ele deve ser gerido”, ressaltou o diretor do Departamento de Coordenação e Articulação do SNVS da Anvisa, Ivo Bucaresky, que presidiu o evento.
Programação - Nos outros dois dias, o fórum regional será desenvolvido a partir de quatro eixos temáticos: Vigilância Sanitária e Regulação no Mundo Contemporâneo; A Vigilância e Suas Relações; Coordenação Federativa das Ações de Vigilância Sanitária; O Trabalhador e o Trabalho de Visa. Também serão debatidos temas como a necessidade de priorizar a vigilância sanitária na agenda política do SUS; a urgência em proteger a saúde da população, aliando-se questões do desenvolvimento econômico do país e das políticas públicas transetoriais; as reflexões sobre a organização e a gestão do SNVS com vistas ao fortalecimento do papel de cada ente federado, e as questões relativas à regionalização, descentralização e financiamento das ações de vigilância sanitária.
“O Ministério da Saúde e a Anvisa buscam desafios inerentes a um cenário colocado para construir alicerces para um futuro melhor. Nesse novo contexto é preciso inovar e isso nos impõe a necessidade de formar excelentes profissionais e gestores, e também de aprimorar os instrumentos de trabalho para consolidar a vigilância sanitária com um passaporte para o futuro”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Vitor Mateus.
O ciclo de debates regionais será finalizado com um Fórum Nacional, momento em que serão consolidadas as contribuições que permearam todo o processo. Segundo a Anvisa, a programação regional será também uma preparação para as conferências estaduais de saúde e para a XV Conferência Nacional de Saúde.
Participaram da mesa de abertura o secretário de Saúde do Estado, Vitor Mateus; o diretor do Departamento de Coordenação e Articulação do SNVS da Anvisa, Ivo Bucaresky; a assessora técnica Dione Cunha (que representou o secretário de Saúde de Belém, Sérgio Amorim) e Charles Tocantins, presidente do Conselho das Secretarias Municipais do Pará (COSEMS/PA).