Programa Territórios Sustentáveis deverá contar com a adesão de novos municípios
Representantes de três municípios de diferentes regiões de integração foram recebidos na Sedap nesta terça-feira (4) para tratar, entre outros temas, da inclusão no programa executado no âmbito da secretaria
Três novos municípios deverão aderir ao Programa Territórios Sustentáveis (PTS), executado no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Nesta terça-feira (4), os prefeitos dos municípios de Cumaru do Norte (Região de Integração do Araguaia) e Santo Antônio do Tauá (Região de Integração do Guamá) estiveram na sede da secretaria para participar de reunião que tratou entre outros temas, sobre a importância do programa para o desenvolvimento rural dos municípios. A secretaria recebeu, também, a visita da equipe da Secretaria de Agricultura do município de Marituba.
Os gestores municipais foram atendidos durante toda a manhã pelo secretário titular da Sedap, Giovanni Queiroz e pelo adjunto, Wandenkolk Gonçalves, acompanhados da equipe de técnicos da secretaria. Além da adesão ao TS, a pauta tratou de questões como crédito produtivo e estímulo para alavancar as culturas vocacionais dos municípios.
O Programa Territórios Sustentáveis conta com a adesão de 45 municípios. É meta da Sedap, como informou Queiroz, ampliar o número de municípios conveniados. Ele destacou a importância do processo de fomento, desenvolvido pela Sedap, que estabelece a implantação de um hectare de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas antes degradadas.
O secretário ressaltou durante a reunião, a importância de estimular os municípios em aderir também ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que é coordenado no Pará pela Unidade Técnica Estadual (UTE), que está instalada na sede da Sedap. O acesso ao PNCF ocorre por meio de financiamento para aquisição de terras e para os investimentos necessários à estruturação das unidades produtivas constituídas pelas famílias beneficiárias. “Esse programa de crédito empresta até R$ 293 mil para pagar em 25 anos, é um programa extraordinário”, explicou o secretário.
Estímulo - Potencializar a vocação do município, como ressaltou o secretário-adjunto, Wandenkolk Gonçalves, é uma das metas do Programa Territórios Sustentáveis, conforme orientação do governador Helder Barbalho.
Durante as agendas realizadas nesta terça-feira com os representantes dos municípios atendidos, foram discutidos também, outros programas e projetos a serem trabalhados pela secretaria junto às prefeituras e secretarias de agricultura.
“Os prefeitos e secretários municipais e equipe vieram até aqui buscando essa parceria com a Sedap; o secretário garantiu essas parcerias entre os municípios, a Sedap e o Governo do Estado para que a gente possa alavancar o desenvolvimento e contribuir, acima de tudo, com geração de renda e emprego dentro da sede e do território do município”, ressaltou.
Para o prefeito de Santo Antônio do Tauá, Rodrigo Amorim, a inclusão do município ao PTS irá melhorar os investimentos na vocação agrícola produtora e melhorar a criação de novas oportunidades. “Deixará o homem do campo no campo, nossa população hoje tem mais da metade morando na nossa zona rural; a nossa produção agrícola é voltada para o hortifrutigranjeiro, construindo um projeto para que seja incentivado também a manicultura”, ressaltou o gestor.
Ele ressaltou que a reunião com a Sedap foi positiva. “Saímos daqui com a expectativa de boas notícias ao Tauá, que irão impactar diretamente na vida do homem do campo, do agricultor e produtor que trazem os nossos alimentos”.
Fomento - Para o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Marituba, Anderson Rocha, que esteve acompanhado do diretor de Agricultura e Pesca, Moore da Silva, é necessário fomentar ainda mais a agricultura do município, que, apesar de estar localizado na Região Metropolitana, vem registrando ano a ano o crescimento do setor agrícola. “O Programa Territórios Sustentáveis vem ajudar a gente a fazer isso; a gente está pedindo apoio ao secretário Giovanni para podermos dar esse auxílio aos agricultores que já existem no município e fomentar ainda mais a agricultura, a piscicultura e a suinucultura”.
Marituba tem entre 300 a 350 agricultores, segundo informou o secretário. Ele adiantou que a prefeitura está fazendo um recadastramento para ter o número fechado do quantitativo de produtores rurais do município.
Além de reunir com os gestores da Sedap, a equipe de Marituba recebeu um kit de monitoramento de análise de água. Segundo o diretor de Pesca, o equipamento vai ajudar no trabalho dos 25 piscicultores atendidos pelo município de 13 comunidades agrícolas. “Vamos treinar esses produtores, através do kit que o Governo do Estado está nos proporcionando, para que possam alcançar melhores resultados em termos produtivos nessas áreas”, informou.
A equipe da Sedap também reuniu com o prefeito de Cumaru do Norte, Célio Cordeiro, e com o secretário municipal de Agricultura, Sanderson Pessoa.