Obras da reconstrução da Estação Cidadania em Santarém avançam no oeste do Pará
Até a conclusão dos trabalhos arquitetônicos, a unidade de Santarém está atendendo a população no Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira
Para oferecer maior conforto, tecnologia e acessibilidade à população, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), segue com as obras de modernização e reconstrução do prédio da Estação Cidadania de Santarém, na avenida Rui Barbosa, no bairro da Prainha. Até a conclusão das obras, a unidade de Santarém está atendendo a população no Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira.
A Estação Cidadania de Santarém é a unidade com o maior número de órgãos, das esferas municipal, estadual e federal, e uma das unidades com mais de atendimentos no interior do Pará. São cerca de 7 mil atendimentos por mês. Em 2024, foram mais de 85 mil atendimentos realizados.
“Ao investir na reconstrução e ampliação da unidade de Santarém, o Governo do Estado pretende não apenas melhorar o atendimento, mas também criar um espaço que incentive a integração da comunidade com os serviços oferecidos, permitindo um acompanhamento mais próximo das necessidades locais. Além de continuar em uma localização estratégica, para atender a população do município e de cidades vizinhas, a reconstrução da Estação Cidadania em Santarém trará benefícios diretos e indiretos para a economia local, uma vez que a obra gera empregos e fortalece, ainda mais, o comércio e o desenvolvimento econômico da cidade”, explicou Gabriel Perez, secretário-adjunto de Modernização e Gestão Administrativa da Seplad.
Em outubro de 2024, o governador do Pará, Helder Barbalho, juntamente com a vice-governadora, Hana Ghassan, assinaram a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução da nova Estação Cidadania. Cerca de 17% da obra do prédio da Estação Cidadania de Santarém já foi executada.
O projeto inclui os serviços como, troca geral da cobertura e impermeabilização das lajes, requalificação das fachadas, pintura geral, troca das pavimentações internas e forros, revisão geral das instalações elétricas, hidrossanitárias, combate a incêndio, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e de ar-condicionado, reestruturação dos espaços dos parceiros e salas de espera, espaço kids, além da instalação de placas solares, ou seja, o prédio será abastecido por uma fonte energética renovável e limpa.
“É uma ótima notícia saber que o prédio passa pela reconstrução da estrutura, que não estava muito boa, mas com essa obra vai melhorar para todos nós, população, e para as pessoas que trabalham neste local”, disse Elisângela Nascimento, autônoma.
O local, após as obras, vai seguir com a oferta de serviços das secretarias e órgãos públicos, como o Detran, Polícia Civil, Iasep, Defensoria Pública, Sefa, Receita Federal, Seaster, Banpará, Procon, Cohab, Jucepa, Cosanpa, Seju, Adepará, INSS, Superintendência Regional do Trabalho, Cartório de Protestos, Equatorial, Pará Rural e serviços do Credcidadão.
Atualmente, os serviços mais procurados são emissões de documentos como RG, certidões, serviços bancários, regularização veicular, seguro desemprego, dentre outros.
As Estações Cidadania são um projeto fundamental do Governo do Estado para descentralizar os atendimentos de órgãos estaduais, proporcionando aos cidadãos um ponto de fácil acesso a serviços de diversas áreas, incluindo saúde, segurança, assistência social, cidadania, entre outros. As unidades têm um papel significativo na promoção da inclusão social e no fortalecimento da cidadania no Pará.
Serviço:
Atualmente, a Estação Cidadania está funcionando nos altos do Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira, na Rua Araguarina, s/n, no bairro Prainha, em Santarém.