Ruas asfaltadas no bairro do Tapanã transformam a rotina da comunidade
Quatro vias totalmente pavimentadas trazem mais dignidade e qualidade de vida para a população
“O asfalto trouxe melhoria para o bairro, em geral. Acabou aquela lama quando chovia. Enchia tudo e quando veio o asfalto, parou, não tem mais essa enchente. Temos mais facilidade de nos locomovermos, aumentou o fluxo de clientes no mercadinho. Muito boa a obra, foi só melhorias para todos nós”, comemora Alexandre Costa, dono de um mercadinho na Passagem Amoras, no Tapanã, o segundo bairro mais populoso da capital, que já tem mais de 20 quilômetros de vias pavimentadas pelo Programa Asfalto Por Todo Pará.
Há um mês, os moradores da passagem Amoras e as ruas Presidente Castelo Branco e Padre Jósimo receberam os serviços de pavimentação, terraplenagem, drenagem profunda, construção de calçada, sarjeta e meio-fio, além de sinalização viária. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 5,6 milhões.
Jaime Pompilio, pastor de uma igreja na rua Presidente Castelo Branco, diz que a comunidade vivia abandonada e que a obra valorizou as casas dos moradores. “Antes, nós vivíamos numa tristeza. Ao sair de casa e ao voltar para casa, era impossível não sujar a calça, não sujar o sapato. Em tempo de chuva, só lama, e em tempo de verão, só poeira. Agora, vivemos em uma rua mais prazerosa. Isso trouxe alegria, não apenas para os adultos, mas também para as crianças. Hoje vivemos em uma rua mais digna e trouxe valorização para as casas. A rua ficou mais movimentada e já podemos pedir um carro de aplicativo, que ele não cancela”, afirmou.
Investimentos – O Programa Asfalto Por Todo o Pará é executado pela Secretaria de Estado e Obras Públicas (Seop). Desde 2019, o programa proporciona mais infraestrutura e mobilidade para a capital e outros municípios paraenses. A cidade de Belém já foi beneficiada com 235 quilômetros de pavimentação asfáltica, sendo que 212 quilômetros já foram entregues.
“É gratificante para o Governo do Estado poder garantir a transformação imediata no dia a dia da população a partir da entrega de obra de asfalto. Muitos moradores do Tapanã, um dos bairros que, desde 2019, mais receberam investimento de pavimentação na capital paraense, já podem se orgulhar de não pisar mais na lama do inverno, de deixar de ter a inconveniência da poeira do verão. Asfalto é infraestrutura, mas, acima de tudo, traz dignidade para as pessoas”, enfatizou Ruy Cabral, titular da Seop.
Legado da COP 30 – O Tapanã é um dos 35 bairros e distritos de Belém que serão beneficiados com as obras do “Asfalto COP”, que resultam de um convênio do Governo Estadual com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. No total, a capital paraense receberá mais 126 quilômetros de serviços de pavimentação asfáltica, um investimento de R$ 166 milhões.
Nas obras de asfalto que são legados da COP 30, o Tapanã já foi beneficiado com mais de 2,3 quilômetros. Até a realização da mais importante conferência sobre o clima do planeta, o bairro receberá mais 13,5 quilômetros de asfaltamento, garantindo qualidade de vida para os moradores.