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Projeto Jovem do Futuro usa gestão escolar por resultado para melhorar o ensino

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/09/2015 20h36

Supervisores do Projeto Jovem de Futuro de escolas estaduais de Belém e do interior do Estado participaram nesta terça-feira (29), no Hotel Regente, da Oficina do Sistema de Gestão de Projetos. Os supervisores de projetos recebem a capacitação de técnicos do Instituto Unibanco e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com foco na gestão escolar por resultados.

O Projeto Jovem do Futuro é desenvolvido no Pará por meio de parceria da Seduc com o Instituto Unibanco, com o pressuposto de que não existe organização, sobretudo em uma instituição voltada para o interesse público, sem qualificação técnica e social da gestão, e que uma gestão eficiente e participativa e com foco nos resultados positivos de aprendizagem pode influenciar de maneira decisiva na qualidade da educação oferecida pela escola.

Os supervisores passam por vários períodos de formação, pois, além de supervisionar as ações e projetos desenvolvidos pela escola, eles também fazem formação com a dupla gestora, formada por diretor e coordenador, e com o grupo gestor, formado por diretor, técnicos, professores, coordenadores, alunos e pais.

“O projeto se torna mais significativo ao fazer com que todos abracem a causa. Assim, todas as mudanças podem acontecer, começando pela mudança comportamental, analisando o trabalho desenvolvido para alcançar o resultado final”, diz a supervisora da 4ª Unidade Seduc na Escola (USE), Clayse Fidalgo. Luciana Lima, gestora local do Instituto Unibanco, diz que o foco do Projeto Jovem de Futuro é o fortalecimento da gestão escolar para obter resultado na aprendizagem. “O foco são os alunos. A escola precisa fazer o seu papel”, frisa.

O projeto Jovem de Futuro, que foi redesenhado, começou a funcionar há seis meses. Nessa fase trabalha com 45 escolas da rede estadual de ensino, que funcionam como projeto-piloto. Em 2017, a iniciativa chega a 87 escolas, que vão trabalhar a gestão escolar para o resultado de aprendizagem.

Na nova metodologia, cada escola tem uma meta estabelecida de acordo com os resultados obtidos pelo Sistema Paraense de Avaliação Escolar (Sispae) e com os dados que a escola informa para o Censo Escolar. As informações são condensadas e, a partir do diagnóstico, as escolas começam a passar por preparação. Também é formado o grupo gestor, que começa a trabalhar a gestão escolar por resultados.

A coordenadora estadual do Projeto Jovem do Futuro, Michely Alves, destaca que, no ano de 2016, será feito todo o ciclo de gestão nas primeiras 45 escolas, que é comporto pelo planejamento, execução, monitoramento e avaliação. Segundo ela, a nova metodologia, apesar de recente, já começou a mudar a cultura das escolas. “Antes as coisas se concentravam apenas na figura do diretor; agora várias pessoas participam, incluindo a comunidade escolar. Se o projeto se consolidar, pode entrar e sair diretor que a organização e o novo pensar sobre a resolução dos problemas vão ficar. Assim conseguiremos que os nossos jovens se saiam bem no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e tenham um plano de futuro”, enfatizou.