Fábricas de farinha vão beneficiar produtores de São Francisco do Pará
Os agricultores de São Francisco do Pará, no nordeste do Estado, terão duas agroindústrias para beneficiar a mandioca produzida no município, com incentivo do governo do Estado. As fábricas de farinha serão dirigidas por cooperativas de produtores capacitados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA).
O projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) é implantar o modelo coletivo de gestão para substituir as velhas casas de farinha individuais, montadas fora do padrão exigido pela Vigilância Sanitária, desde as estruturas física e higiênica até os equipamentos inadequados, comprometendo a qualidade do produto.
A primeira agroindústria já está pronta, restando apenas que a concessionária de energia faça a ligação dos sistema elétrico, informou o gerente executivo do Pará Rural, Frederico Monteiro. A segunda será totalmente reformada para servir de referência na maior região produtora de mandioca do Pará, o nordeste do Estado. O prédio foi construído pela prefeitura de São Francisco do Pará em 2001, mas a fábrica só funcionou seis meses, por problemas de gestão.
A revitalização da fábrica de farinha foi discutida em reunião na Sedap, nesta terça-feira, 29. A ideia do secretário Hildegardo Nunes é transformar a agroindústria em um ponto turístico, onde o visitante acompanha todo o processo de produção. No final degusta e compra um produto de melhor qualidade. Desta forma, o projeto potencializa a comercialização e garante lucro aos agricultores.
Os produtores de mandioca deverão se organizar em cooperativa ou associação para ter acesso à capacitação do Sebrae na área de gestão do negócio, para evitar nova falência. O secretário Hildegardo Nunes sugeriu que se forme um comitê institucional para acompanhar o funcionamento da agroindústria até que os produtores estejam seguros na gestão do empreendimento.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural vai ampliar o apoio aos agricultores para que não falte matéria-prima às fábricas de farinha e o financiamento ao produtor será por meio do Credcidadão, programa do governo que incentiva a geração de emprego e renda no Estado. Participaram também da reunião o secretário municipal de Agricultura João Carlos Lima e a deputada estadual Tetê Santos (PSDB), que solicitou o apoio do governo do Estado para os produtores de mandioca de São Francisco do Pará.