Paciente recebe alta humanizada após meses de internação no HGT
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), celebrou ontem (28/1), um momento especial com a alta hospitalar de Cleudinete de Almeida, de 46 anos. Após 47 dias de internação e tratamento, a paciente finalmente retornou ao convívio de seus familiares e amigos. A equipe assistencial, comovida pela recuperação da usuária, preparou uma despedida emocionante, marcando a conclusão de uma jornada de assistência, esperança e superação.
Moradora da Vila Olho D’agua, na zona rural do município de Moju, a 131 km de Tailândia, Cleudinete deu entrada no HGT no dia 11 de dezembro de 2024, apresentando erisipela em membro inferior esquerdo, processo infeccioso da pele. Ao chegar no Pronto Atendimento (P.A), a paciente foi prontamente atendida e avaliada pela equipe médica. A partir dessa avaliação, foi determinada a necessidade de internação na Clínica Médica.
De acordo com o diretor Técnico e médico clínico, Eduardo Rocha, que acompanhou Claudinete durante sua internação, a evolução clínica do paciente depende do comprometimento da equipe multiprofissional e da qualidade da relação entre profissional de saúde e paciente.
“O sucesso da recuperação do paciente está diretamente relacionado ao trabalho integrado da equipe multiprofissional e à qualidade da relação entre profissional de saúde e paciente. O acompanhamento contínuo, a adesão ao tratamento e a comunicação eficaz são fundamentais para a evolução clínica e a alta segura”, disse o gestor.
Após quase dois meses de internação, a usuária recebeu alta hospitalar, acompanhada de sua filha, em um momento de grande emoção. Para celebrar sua recuperação, os profissionais de saúde que estiveram ao seu lado ao longo do tratamento formaram um corredor de despedida, repleto de aplausos, sorrisos e lágrimas de alegria. Segurando placas com palavras como "superação", "fé" e "resiliência", a equipe prestou uma homenagem especial, entregando também um cartão assinado e carimbado pelos profissionais, com uma mensagem de carinho e reconhecimento por sua trajetória de luta e vitória.
Emocionada, a paciente agradeceu a equipe assistencial pelo tratamento recebido. "Eu não sei nem o que falar para todos, estou muito emocionada, não sei nem como agradecer a todos vocês que cuidaram muito bem de mim. Nunca vou esquecer de vocês, vou lembrar de todo mundo: as enfermeiras, os doutores, os técnicos, a nutricionista. Eu gostei muito de todos. Na minha cidade, quando eu chegar, falarei muito bem do hospital e de todos vocês”, agradeceu Claudinete.
O diretor Executivo do HGT, Eduardo Pereira, ressaltou o compromisso de sua equipe multiprofissional. “Nossa equipe do HGT se dedica diariamente para garantir que nossos pacientes não apenas recebam o tratamento médico necessário, mas também se sintam acolhidos e apoiados durante toda a sua estadia. Ver a felicidade de cada usuário e de seus entes queridos é a nossa recompensa e reflete o empenho em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, pautado na empatia e no cuidado integral”, ressaltou.
O HGT mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, seis dos quais adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 99395-4813.