Alunos das Usinas da Paz conquistam vagas no vestibular da Universidade Federal do Pará
O projeto Pré-Enem, do Governo do Pará, é integrado ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e executado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

Alunos que participaram dos cursos Pré-Enem e de reforço escolar promovidos pelas Usinas da Paz conquistaram vagas no vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA), cujo listão foi divulgado nesta sexta-feira (24).
Os cursos, oferecidos gratuitamente nas unidades das UsiPaz, visam ampliar as oportunidades de jovens e adultos, auxiliando-os na preparação para o Enem e demais processos seletivos. A dedicação dos estudantes, aliada ao suporte educacional de qualidade, resultou em ótimos índices de aprovação neste ano.
Na Usina da Paz Jurunas/Condor, o estudante Victor Martins participou dos cursos

preparatórios de Redação e Matemática, e afirmou estar realizado com a tão sonhada aprovação no curso de Engenharia Química. “Eu não teria conseguido sem o apoio da Usina da Paz. Estou muito feliz e realizado, nem sei descrever tudo que estou sentindo. Os professores foram incríveis e me ajudaram a acreditar no meu potencial”, disse o jovem.

Danielle Cardoso, de 28 anos, foi uma das aprovadas no curso de Letras-Libras. Para ela, o curso de Redação oferecido pela UsiPaz Jurunas/Condor foi essencial na conquista da vaga. “Eu estudei todo dia aqui na Usina e consegui a nota de 880 na Redação. Esse espaço representa uma grande oportunidade, pois não temos condições de pagar um cursinho e aqui é tudo gratuito. Sempre quis entrar na federal e agora consegui, estou muito feliz”, contou.
Desenvolvimento - Além dos cursinhos, as Usinas da Paz também ofereceram acompanhamento psicológico, bibliotecas, infocentro, internet gratuita e salas de estudo equipadas, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico.
No bairro do Bengui, Keveleen Cordeiro, de 19 anos, escolheu a UsiPaz Pe. Bruno Sechi para

celebrar a aprovação no curso de Enfermagem. “A usina me deu todo o suporte e todo apoio para que eu conseguisse ser aprovada. É uma sensação única passar na maior universidade do norte”, comemorou.
Quem também celebrou a aprovação, dessa vez no curso de Sistema de Informação, foi o jovem Alessandro Andel, de 22 anos, aluno do curso Pré-Enem da Usina da Paz Terra Firme. “Tive pouco tempo de estudo, mas mesmo assim consegui ser aprovado. Sem dúvidas o cursinho da Usina me ajudou nesse processo, porque foi onde concentrei todo o meu estudo”, disse.

O resultado positivo reflete o impacto do projeto nas comunidades atendidas. Para Elieth de Fátima Braga, secretária de Articulação da Cidadania, a aprovação dos estudantes é motivo de orgulho. “Cada nome no listão é a prova de que estamos no caminho certo. Investir em educação é investir em transformação social. Esses jovens são exemplos de superação e esperança”, ressaltou.
Em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, o calouro Elisson Alex da Cunha realizou o sonho de ver seu nome no listão dos aprovados no curso de Física. “Além dos cursos eu usava todos os dias a biblioteca e o infocentro da Usina, agora estou colhendo os frutos e fui aprovado”, contou.

Serviço - O projeto Pré-Enem, do Governo do Pará, é integrado ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e executado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O curso está disponível em todas as Usinas da Paz. Os cronogramas de inscrições podem ser acompanhados no perfil oficial do Instagram das Usinas da Paz (@usinasdapaz).