Hemopa realiza campanha de doação de sangue e mobiliza universitários em Belém
Ação contou com a participação de alunos e professores da Fiama, e também com moradores do bairro Parque Verde
Com o objetivo de reforçar os estoques de sangue e sensibilizar a comunidade para a importância da doação, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu, na quinta-feira (23), uma campanha especial em parceria com a Faculdade Intercultural da Amazônia (Fiama), no bairro do Parque Verde, em Belém. A ação contou com a participação de alunos, professores e moradores da região, além de uma estrutura completa de atendimento da sala de coleta montada nas dependências da instituição.
Segundo Nazaré Saldanha, assistente social da equipe de captação de doadores da Fundação
Hemopa, a colaboração com a faculdade sempre foi ativa, mas, desta vez, o formato mudou. “A Fiama já é nossa parceira de longa data. Antes, os alunos se organizavam em caravanas para realizar as doações no Hemopa. Com a nova gestão, estamos realizando a primeira campanha diretamente na faculdade, no período da tarde e noite, para atender ao público maior, que é formado por alunos do turno noturno, especialmente os de cursos da área da saúde, como Técnico em Enfermagem. Nossa expectativa é sair daqui com, no mínimo, 80 bolsas de sangue, reforçando o compromisso da faculdade com a responsabilidade social”, destacou Nazaré.
Mobilização acadêmica - A campanha também foi uma oportunidade de engajar futuros profissionais de saúde no tema da doação de sangue, como explicou Adriana Mota, coordenadora dos cursos de Enfermagem e Estética da Fiama.
“Procuramos realizar essa parceria com o Hemopa devido à queda no número de doações durante o mês de janeiro. Mobilizar nossos alunos, que são da área da saúde, é fundamental para que eles identifiquem a importância das doações regulares e também incentivem a comunidade a participar. Essa ação é mais do que um ato solidário; é um aprendizado de cidadania”, ressaltou Adriana.
A campanha contou com depoimentos inspiradores, como o da acadêmica Amanda Caroline,
do curso Técnico em Enfermagem, que é doadora frequente. “Comecei a doar sangue há alguns anos, e hoje vejo esse ato como algo que vai além de um simples gesto de solidariedade. Estar na área da saúde me proporciona um olhar ainda mais sensível para a necessidade de doações regulares. É gratificante saber que estou contribuindo para salvar vidas e poder incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, afirmou Amanda.
Para atender aos doadores com conforto e segurança, o Hemopa disponibilizou sua unidade móvel equipada com cadeiras de coleta e ambiente climatizado, além de uma sala adaptada dentro da Fiama.