Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Após anúncio do presidente, Governo do Pará ratifica compromisso com o êxito da COP30

Governador Helder Barbalho destacou as qualificações do embaixador André Corrêa do Lago para presidir a conferência em Belém. Ele foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por Ingo Müller (SECOM)
22/01/2025 13h50

O Governo do Pará reforçou apoio, compromisso e parceria para a realização da COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas) em Belém, após o governo federal nomear o embaixador André Corrêa do Lago como presidente da COP 30, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro.

Governador Helder Barbalho, após evento no Fórum Econômico Mundial, em Davos, reforçou o empenho do Governo do Pará com a COP 30 em Belém

“Felicito o presidente da República pela escolha do embaixador André Corrêa do Lago para a função de presidente da COP 30. Exímio e experiente negociador, saberá imprimir ainda mais brilho ao simbolismo da escolha de Belém como cidade-sede na Conferência das Partes sobre Mudanças do Clima na Amazônia. Conte com meu apoio pessoal, e o do Governo do Pará, para o êxito da COP”, disse o governador do Pará, Helder Barbalho, após o anúncio, na terça-feira (21), feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A vice-governadora do Pará e presidente do Comitê Estadual para a COP 30, Hana Ghassan, também se pronunciou sobre a escolha do presidente da conferência. “Como presidente Estadual do Comitê da nossa ‘COP da Floresta”, me entusiasma poder contar com a sua liderança à frente desse grande evento. Juntos trabalharemos incansavelmente para fazer desta a melhor COP de todos os tempos! Vamos unir forças para promover ações efetivas em prol do nosso planeta”, ressaltou Hana Ghassan.

Compromisso com o clima - A designação do embaixador André Corrêa do Lago para presidir a COP 30 reflete o compromisso do Brasil com a agenda global de desenvolvimento sustentável e reforça a liderança do País nas negociações climáticas internacionais. O anúncio do presidente do evento marca também um passo importante na preparação do encontro.

André Corrêa do Lago intermediará negociações entre os Estados partes na Convenção do Clima das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC - sigla em inglês), a fim de promover consensos e firmar compromissos ambiciosos. Embora indicado pelo país-sede, o presidente deve conduzir a conferência segundo regras preestabelecidas. Seu trabalho de escuta e articulação começa vários meses antes da COP.

Embora a presidência formal da COP permaneça sob a responsabilidade do Azerbaijão (que sediou a COP 29) até a abertura oficial da 30ª conferência, caberá desde já ao Brasil, como presidência designada, liderar os esforços para o êxito das negociações, promovendo o diálogo entre países e demais partes interessadas.

“A conferência, como muita gente já sabe, é a mais importante das Nações Unidas no ano. Reúne uma enorme quantidade de pessoas, 196 países, e acontece há 30 anos. Ela é o resultado das negociações que aconteceram no Rio de Janeiro em 1992, na Cúpula do Clima que foi a ‘Rio 92’. Há uma expectativa muito grande de que o Brasil, que tem uma tradicional liderança na área de mudanças do clima e meio ambiente, possa liderar esse grande grupo de países e, realmente, encontrar respostas para muitas perguntas que o mundo está fazendo sobre como vamos combater as mudanças do clima”,  informou André Corrêa do Lago.

Trajetória - Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), André Corrêa do Lago ingressou na carreira diplomática em 1982. Desempenhou funções no Brasil e no exterior, em áreas como energia, clima e meio ambiente, perante organismos internacionais e na promoção comercial do Brasil.

No Ministério das Relações Exteriores, ele chefiou os departamentos de Energia e de Meio Ambiente. Foi negociador-chefe do Brasil em diversas conferências ambientais e climáticas, e também na Rio+20. Serviu nas embaixadas em Madri (Espanha), Praga (República Tcheca), Washington (Estados Unidos) e Buenos Aires (Argentina), e na Missão junto à União Europeia, em Bruxelas (Bélgica). Foi embaixador do Brasil no Japão (2013-2018) e na Índia (2018-2023).

Desde março de 2023, André Corrêa do Lago exerce o cargo de secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, tendo sido negociador-chefe da delegação brasileira na COP 28 (em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos) e na COP 29 (em Baku, capital do Azerbaijão), na UNFCCC.