Moradores de Castanhal aguardam com ansiedade a entrega da nova Usina da Paz
Representantes de diversos órgãos estaduais inspecionaram o novo equipamento público, que será entregue à população nas próximas semanas para oferecer mais de 70 serviços gratuitos
Moradores de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém, aguardam a entrega da primeira Usina da Paz do município, que entrou na fase de acabamento e deve ser concluídas nas próximas semanas. A moradora Dayane Farias, 26 anos, mora próximo à Usina e aguarda ansiosa pelo funcionamento do espaço.
“Eu espero que traga bastante benefício para as crianças, pois tenho duas filhas. E vai ser bom, não só para as crianças, mas para os idosos também. Muitas mães não têm condições de pagar uma aula de reforço, por exemplo. E aqui, pelo que eu tô vendo, vamos ter essa oportunidade. Minha filha já sonha em fazer balé e natação”, conta Dayane.
Karol Oliveira, 27 anos, moradora do bairro Jaderlândia, onde a nova Usina está localizada, também espera com ansiedade poder usufruir dos atendimentos médicos oferecidos pelo complexo de cidadania do Governo do Pará. “Aqui perto de casa é muito difícil conseguir atendimento médico, e a Usina da Paz vai trazer esse atendimento para a gente. Está sendo maravilhoso ver a transformação desse local. Antes era um matagal, e agora virou esse espaço lindo”, ressalta moradora Karol.
Vistoria - Nesta terça-feira (21), representantes de diversos órgãos estaduais que desenvolvem projetos nas UsiPaz fizeram uma visita técnica ao novo equipamento público. O objetivo foi alinhar os últimos detalhes e realizar testes antes da entrega oficial da Usina.
Gestores e técnicos percorreram as instalações, onde serão oferecidos diversos serviços à população. O espaço contará com atendimento gratuito em áreas como saúde, educação, esporte, lazer, capacitação profissional e cultura, de diferentes órgãos públicos, em um único local. Serão mais de 70 serviços disponíveis para a população.
Segundo a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, que acompanhou a visita, o projeto representa um marco para Castanhal e região. “A Usina da Paz é um símbolo do nosso compromisso em garantir acesso a serviços essenciais e oportunidades de melhoria de vida para a população. Hoje, estamos recebendo as equipes técnicas de todas as secretarias para fazer o teste final de funcionamento de todos os espaços. Este, sem dúvida, vai ser um equipamento público maravilhoso, trazendo mais cidadania e atividades positivas do Governo do Pará para Castanhal”, destacou a titular da Seac.
Estrutura - O projeto da Usina da Paz tem se destacado por oferecer estruturas modernas e atendimentos gratuitos, beneficiando milhares de famílias em diversas regiões do Estado. A primeira Usina da Paz em Castanhal ocupa uma área construída de 10 mil metros quadrados, com prédios e salas específicas e equipadas para a emissão de documentos e atendimentos em saúde, salas de dança, costura, estudos e gastronomia, bibliotecas, teatro, piscina, complexo poliesportivo, academia ao ar livre, espaço multicultural, estacionamento, quadra aberta e parque infantil.
A Usina da Paz em Castanhal será o 10º complexo de cidadania entregue pelo Governo do Pará. A nova UsiPaz está localizada na Rua do Contorno, Bairro Jaderlândia, e vai oferecer mais de 70 serviços e atividades gratuitas para famílias locais, sendo referência em serviço público para mais de 192 mil moradores do município.