Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ação itinerante garante exames preventivos a pacientes com hepatites no interior

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/10/2015 15h25

A partir de uma parceria estabelecida com a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) inicia no próximo dia 5 uma ação itinerante pelo interior do Estado para examinar pacientes diagnosticados com hepatite C, por meio de triagens já realizadas pelos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Assistência Especializada (SAE) dos municípios a serem visitados.

A ação será levada a Santarém nos dias 5 e 6, onde atenderá 70 pacientes oriundos do próprio município e de cidades vizinhas. Nos dias 9 e 10, a ação será realizada em Abaetetuba, onde 52 pacientes já estão agendados para o procedimento. O cronograma de exames atenderá outros 38 pacientes em Marabá, no dia 19 de outubro, e mais 36 em Parauapebas, agendados até o momento, no dia 20 desse mês.

Os procedimentos serão feitos com o emprego do aparelho FibroScan em sua versão portátil, que foi cedido pelo presidente da SBH, Edison Parise, mediante articulação com a coordenadora estadual de Hepatites Virais da Sespa, Cisalpina Cantão. É a primeira vez que o rodízio itinerante da tecnologia é empregado no Pará, visto que já possui centros de referência no tratamento de hepatites com equipes já capacitadas para o manuseio.

“Esse exame é necessário para que os médicos avaliem se os pacientes podem ou não tomar a nova medicação disponível para hepatites. A parceria com a Sociedade veio em boa hora, pois o exame feito pelo FibroScan é menos invasivo e o resultado sai em pouquíssimo tempo”, explica Cisalpina, ao lembrar que a iniciativa representa, para a Sespa, uma economia considerável de despesas com Tratamento Fora do Domicílio – TFD, benefício definido por uma portaria do governo federal que tem por objetivo fornecer auxílio a pacientes atendidos pela rede pública ou conveniados/contratados pelo Sistema Único de Saúde a serviços assistenciais de outro município/estado, desde que esgotadas todas as formas de tratamento de saúde na localidade em que o paciente residir.

O FibroScan é um aparelho que direciona o feixe de som através do fígado, medindo a elasticidade do órgão. Essa medida se associa com o grau de fibrose hepática, resultado de uma agressão ao fígado de longa data. A partir das informações acerca do nível de comprometimento do órgão é que o médico indicará o tratamento mais adequado. Segundo nota técnica do fabricante, o mapeamento do fígado pode durar entre cinco e dez minutos e analisa uma área 100 vezes maior, quando comparado à biopsia. Isso diminui a chance de erro por amostragem. O exame é realizado no lobo direito do fígado, com o paciente respirando normalmente.

“Entre as vantagens oferecidas pela novidade estão o baixo custo operacional, permitindo repetição de acordo com indicação médica; tempo de exame, indolor e sem riscos e que pode ser realizado no consultório”, explica Márcia Iasi, médica hepatologista do Centro de Referência Estadual para Tratamento das Doenças do Fígado da Fundação Santa Casa de Misericórdia, e que realizará os procedimentos no interior do Estado, acompanhada por Cisalpina Cantão e outros membros da equipe da Coordenação de Hepatites Virais da Sespa.

Desde maio deste ano, a versão tradicional do FibroScan passou a atender pacientes de hepatites B e C referenciados para tratamento na Santa Casa de Misericórdia, em Belém.