Em Marabá, Hospital Materno-Infantil do Estado fortalecerá serviços de média e alta complexidade do SUS para mães e crianças
Obra alcança 43,63% dos serviços concluídos, avançando para etapa de vedações em alvenaria, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2026
O Governo do Estado, em parceria com a Vale, está construindo em Marabá, Região de Integração de Carajás, o Hospital Materno-Infantil do Estado. O equipamento público vai oferecer serviços de urgência e emergência, internação e consultas médicas, além de atendimento em outras áreas de saúde.
A assistência à saúde de mães e crianças será ampliada em Marabá e mais 17 municípios da região Sudeste. A gestão da nova unidade hospitalar ficará por conta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atualmente, a obra está com 43,63% dos serviços concluídos - a etapa anterior, de estrutura de pré-moldados, já foi 100% concluída. Hoje está sendo executada a fase de vedações em alvenaria, infraestrutura de instalações de elétrica e climatização, drenagem externa e ainda revestimento de fachada.
Atendimento - O Hospital disponibilizará ainda serviço de apoio diagnóstico e terapêutica (SADT) com laboratório de análises clínicas e exames de imagem e métodos gráficos. Com exceção dos casos de urgência e emergência pediátrica e obstétrica, o acesso ao atendimento no Hospital se dará por demanda referenciada com agendamentos prévios por meio da regulação estadual.
Estrutura - O prédio é dividido em quatro pavimentos (subsolo, térreo e quatro pavimentos), no subsolo ficarão os vestiários, circulação vertical, áreas técnicas, hall, manutenção e almoxarifado.
A área total a ser construída da maternidade é de 12.418,30 m², com 135 leitos totais, 86 leitos de enfermaria, 30 leitos de UTI - Unidade de Tratamento Intensivo, 10 leitos de UCI - Unidade de Cuidado Intensivo, cinco leitos de mãe canguru e ainda quatro leitos de isolamento. O bloco cirúrgico terá três salas de cirurgia geral e uma sala de parto cirúrgico, enquanto o Centro de Parto Normal terá oito salas de pré-parto, parto e pós-parto.
No térreo vão ficar a Emergência, circulação vertical, áreas técnicas, ambulatórios, hall, áreas sociais, diagnóstico e administração. No 1º Pavimento ficarão: UTI Neonatal, circulação vertical, áreas técnicas, hall, áreas sociais, UTI adulto, banco de leite, laboratório, áreas de apoio e UTI pediátrica; 2º Pavimento: centro cirúrgico, circulação vertical, áreas técnicas, hall, áreas sociais, centro obstétrico e agência transfusional; 3º Pavimento: clínica pediátrica, circulação vertical, áreas técnicas, hall, áreas sociais e ainda o 4º Pavimento com: clínica obstétrica, circulação vertical, áreas técnicas, hall, áreas sociais e refeitório.
Parceria - O engenheiro de implantação da Vale, José Duarte Gonçalves Neto, destaca a grande parceria entre a Vale e o Governo do Estado, para melhorar a vida das pessoas. “A Vale preza em contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida da população do Estado, a exemplo da construção do Hospital Materno-Infantil e várias outras obras, para Marabá e por todo o Estado”, disse Duarte.
Emprego e renda - A obra iniciou em outubro de 2023 e de lá pra cá já gera 220 empregos, entre diretos e indiretos. O servente Paulo Henrique Pessoa da Silva, de 32 anos, mora bem pertinho da obra, na Folha 29. Ele estava desempregado no Estado do Maranhão e enxergou uma oportunidade de subsistência no Hospital Materno-Infantil.
“Sinto-me muito feliz, agradecido e honrado por estar participando dessa mega obra que está beneficiando a população marabaense desde a sua fundação, aqui vai ter gerações de vidas e fico muito feliz em participar dessa história. O Governo do Estado está de parabéns”, elogia.
Na visão da assistente do Departamento Pessoal Francileuda do Nascimento Brandão Costa, de 34 anos, ter uma obra do porte do Hospital Materno-Infantil do Estado é uma alegria muito grande para as mulheres marabaenses.
“Nós sabemos a dificuldade que enfrentamos na saúde, a demanda no atual Hospital Materno do município é gigante e por isso as mães encontram empecilhos. Um Hospital desse porte vai ajudar muitas mãezinhas a terem seus filhos de forma mais segura. Aqui, através dessa obra, é gerada renda para várias pessoas de Marabá, priorizando mão de obra local. É uma alegria grande como marabaense essa geração de empregos e uma obra desse valor”, destaca ela.
O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, afirma que a nova unidade hospitalar é um ganho imenso para a população de Marabá. “A construção do Hospital Materno-Infantil do Estado representa a preocupação e cuidado do governador Helder Barbalho com o fortalecimento da assistência da saúde de mães e crianças de Marabá e região. Seguimos com obras em toda região sudeste não apenas na área da saúde, mas também na mobilidade e infraestrutura urbana, educação, assistência social, entre outras. Marabá tem um governo presente”, frisa o secretário regional. A previsão de entrega da obra é para o segundo semestre de 2026.