Seel abre inscrições ao Programa Parádesporto, com 118 vagas
Os interessados, na faixa etária de 10 a 17 anos, podem se inscrever na sede da Tuna Luso Brasileira, parceira do governo do Estado no desenvolvimento do programa
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), já abriu as inscrições ao Programa Parádesporto, que garante gratuitamente a jovens e futuros atletas paralímpicos a oportunidade de inclusão pelo esporte. De 18 de janeiro a 1º de fevereiro, a Seel oferece 118 vagas presenciais para novos alunos, na faixa etária de 10 a 17 anos. Os interessados podem se inscrever na sede da Tuna Luso Brasileira, em Belém.
Sede da Tuna Luso Brasileira, local das inscriçõesO "Parádesporto" vem dando frutos ao Brasil, com atletas brilhando em competições nacionais e internacionais, e ainda convocados para as equipes nacionais de várias modalidades paralímpicas. Os treinos também começarão em 1º de fevereiro, na sede da Tuna Luso, clube parceiro do "Parádesporto".
Garantia de direitos - Segundo a secretária de Estado de Esporte e Lazer em exercício, Ana Paula Alves, “o 'Parádesporto' é um programa do Governo do Pará, por meio da Seel, que traz a inclusão, a igualdade e o respeito. Tem o intuito do meio social, contribuindo para a efetivação dos direitos e construção da cidadania do indivíduo, das pessoas com deficiência, na promoção da inclusão social e do desenvolvimento de direitos de acesso e oportunidades, de crianças, jovens e adultos em estado de vulnerabilidade ou com deficiência”.
A Seel visa democratizar o acesso à prática do esporte por meio de ações que promovem o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos, com ou sem deficiência, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. As atividades abrem caminhos para inclusão social, bem-estar e igualdade de direitos e oportunidades.
O Programa Parádesporto trabalha com as seguintes modalidades: futebol de amputados, futebol PC (deficiência paralisia cerebral), voleibol sentado, tênis de quadra em cadeira de roda, tênis de mesa, badminton, taekwondo, natação, atletismo e bocha.
As vagas oferecidas estão assim distribuídas:
Deficiência visual: 18 vagas
Deficiência física: 26 vagas
Deficiência intelectual: 18 vagas
Nanismo: 16 vagas
Cadeirante: 20 vagas
Amputados: 20 vagas
Os interessados devem apresentar, no ato de inscrição, a seguinte documentação: cópia da documentação do responsável e do paratleta, CPF, RG, laudo médico, duas fotos 3x4, comprovante de residência e atestado médico liberando o aluno para a prática esportiva.
Após o preenchimento das vagas disponíveis, o professor do "Parádesporto" avaliará as habilidades dos novos alunos para definir as modalidades que serão trabalhadas.
Serviço: Inscrições ao Programa Parádesporto, na sede da Tuna Luso Brasileira - Avenida Almirante Barroso, nº 4110, Bairro do Souza.
Texto: Jessé Lima - Ascom/Seel