Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Sespa garante apoio à vacinação contra a gripe em shoppings de Belém

A campanha de imunização contra Influenza, que visa imunizar 90% dos grupos prioritários, prossegue até 31 de janeiro

Por Governo do Pará (SECOM)
19/01/2025 11h45

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) reforçou no sábado (18) o apoio à Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) em Belém, com a distribuição integral das doses disponíveis aos municípios, além das vacinas de rotina. As ações foram ampliadas para shoppings na capital, visando aumentar a adesão da população e alcançar a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários até 31 de janeiro.

“Nossa prioridade é recuperar a cobertura vacinal contra a gripe, que ainda está baixa, especialmente entre os grupos prioritários. Com o período chuvoso e o aumento de doenças respiratórias é fundamental intensificar essas ações para proteger a população mais vulnerável”, destacou Ivete Gadelha Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública. 

Além da vacinação, a Sespa orienta os municípios a seguirem o microplanejamento, priorizando a imunização de crianças e demais grupos prioritários.Sespa trabalha para ampliar a cobertura vacinal nos grupos prioritários

Cobertura - A campanha começou em setembro de 2024, mas a cobertura vacinal se mantém abaixo da meta de 90%. Com o apoio do Estado e a ampliação das estratégias, a expectativa é que o número de imunizados cresça significativamente nos últimos dias da campanha.

A Sespa também destaca a importância de medidas preventivas complementares à vacinação, como:

- Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados, e
- Manter os ambientes ventilados e higienizados.

A Campanha de Vacinação contra Influenza será encerrada em 31 de janeiro. Após essa data, as doses remanescentes serão recolhidas.

A Sespa mantém o compromisso de apoiar as ações municipais com as vacinas, ampliando o acesso da população às estratégias de imunização, especialmente em áreas de grande circulação, como os shoppings.

Texto: Bianca Botelho - Ascom/Sespa