Sespa reforça combate à hanseníase em ação na Usina da Paz Terra Firme
A Secretaria ofereceu atendimentos, exames, testes rápidos, vacinação e palestras sobre a doença e cuidados para manter a saúde bucal
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou na manhã deste sábado (18) uma ação social na Usina da Paz Terra Firme, em Belém, em alusão ao "Janeiro Roxo", campanha nacional de conscientização sobre a hanseníase. O evento também marcou as atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, sempre no último domingo de janeiro.
Com o tema “Hanseníase tem cura”, a mobilização teve como objetivo conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da doença, promover o diagnóstico precoce e combater o estigma social.
De acordo com Luiz Augusto Costa, coordenador estadual do Programa de Controle da Hanseníase, a prioridade foi a busca ativa de novos casos “O objetivo maior do 'Janeiro Roxo' é detectar precocemente os casos para evitar que os pacientes desenvolvam sequelas ou deformidades. É fundamental interromper o ciclo de transmissão e proporcionar um tratamento eficaz”, informou.
Atendimentos - Durante a ação foram oferecidos atendimentos gratuitos com dermatologistas, clínicos gerais, enfermeiros e nutricionistas. Também foram realizados exames dermatoneurológicos, testes rápidos para detecção de hanseníase para contatos domiciliares e vacinação contra Covid-19 e Influenza, além de palestras sobre saúde bucal e cuidados com a hanseníase.
“Eu aproveitei para tirar dúvidas e recebi orientações importantes. Também tomei vacina e participei de uma palestra sobre a doença. Foi muito bom ter esse atendimento perto de casa”, disse Maria Silva, moradora da Terra Firme.
Apesar da redução dos casos nos últimos 10 anos, a hanseníase ainda enfrenta barreiras, como o preconceito e a desinformação. Os casos identificados na ação serão encaminhados para acompanhamento especializado, com o objetivo de garantir o tratamento adequado e integral.Moradores do bairro foram em busca dos serviços oferecidos gratuitamente pelo governo do Estado
Programação do Janeiro Roxo
Além da ação na Usina da Paz Terra Firme, o calendário da campanha inclui ações nas seguintes localidades:
- 25/01: Usina da Paz Cabanagem
- 26/01: Usina da Paz Guamá
- 30/01: Palestra “Hanseníase: Estigmas e Preconceitos” (ETSUS - Escola Técnica do Sistema Único de Saúde)
- 31/01: Mesa-redonda para profissionais da Atenção Primária (na Escola de Governança Pública do Estado - EGPA)
Todas as atividades nas Usinas ocorrem das 8h às 12h, oferecendo serviços de saúde e atividades educativas.
Texto: Bianca Botelho - Ascom/Sespa