Telecentro de qualificação da Polícia Civil ganha novas instalações
A Polícia Civil já conta novo espaço para atividades educativas voltadas à capacitação e qualificação dos policiais civis do Pará. O novo Telecentro está localizado no bloco B da Delegacia Geral, em Belém. Na sala, que passou por ampla reforma, os servidores contam com computadores de última geração para aulas presenciais e também de ensino à distância via Internet. O novo espaço já possibilitou a oferta de cursos aos funcionários.
Um deles foi o treinamento para uso do Sisp 2.0, novo sistema informatizado usado pelos policiais civis nas delegacias para registrar boletins de ocorrência e fazer outros procedimentos. Por ser um sistema ainda em implantação, os policiais precisam conhecê-lo para passar a manuseá-lo nas unidades policiais. Outro curso ministrado no novo espaço do Telecentro foi “Local de Crime”, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça.
Voltado aos profissionais de segurança pública, o curso teve por objetivo padronizar os procedimentos adotados para preservação do local de crime, procedimento fundamental para o trabalho de investigação criminal, com a garantia do isolamento do local quanto à investigação preliminar desenvolvida, à colheita de vestígios e de impressões digitais.
A delegada Marlise Tourão, diretora da Academia da Polícia Civil, destaca que, em breve, o Telecentro vai receber curso relacionado à investigação de homicídios para policiais civis. Ela explica que a revitalização do espaço faz parte de uma política de investimentos na qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais da segurança pública do Pará.