Escolas Técnicas do Pará Brilham no Enem: Mais de 70 alunos alcançaram nota superior a 900
As Escolas Técnicas do Estado do Pará se destacaram com notas acima de 900 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com os resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, 13 escolas se sobressaíram, somando mais de 70 alunos com desempenho de excelência, evidenciando o compromisso da rede técnica com uma formação de qualidade e o preparo dos estudantes para os desafios acadêmicos e profissionais.
Entre as escolas técnicas que se destacaram na Região de Integração (RI) do Guajará estão: Dr. Celso Malcher, Deodoro de Mendonça, Anísio Teixeira, Vilhena Alves, Magalhães Barata, Juscelino Kubitschek (Marituba) e EETEPA Tancredo Neves. Na RI do Baixo Amazonas, ganharam destaque a EETEPA Francisco Coimbra Lobato (Santarém) e a EETEPA Monte Alegre. Na Região de Integração do Rio Capim, foi à vez da EETEPA Paragominas se destacar. Já na RI Tocantins, o reconhecimento se deu para a EETEPA Tailândia, enquanto, na Região de Integração do Marajó a EETEPA Salvaterra. Contudo, o maior destaque ficou com a EETEPA Vigia, onde Jeovana Moraes Peixoto, aluna do terceiro ano do ensino médio, conquistou a impressionante nota de 980 na redação, a maior entre todos os estudantes da rede de ensino técnico estadual.
O Secretário de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Victor Dias, celebrou os resultados: “Os resultados das EETEPAs no Enem são uma prova de que estamos no caminho certo ao investir na educação técnica e profissional. As boas notas na redação não são apenas números, são reflexos de jovens que estão preparados para pensar criticamente, articular ideias e contribuir de forma significativa para a sociedade. Nosso compromisso é continuar fortalecendo as escolas técnicas para que cada vez mais alunos alcancem resultados tão expressivos como esses”, afirmou o titular da pasta.
A Diretora da EETEPA Vigia, Lidiane Sarmento acredita que o sucesso dos alunos vem da preparação que é feita ao longo do ano. “O Enem é resultado de um trabalho planejado, consistente e integrado envolvendo professores alunos e equipe pedagógica. Nosso foco é oferecer formação de qualidade que prepara o estudante não apenas para a prova, mas para o desafio do mundo contemporâneo nossas estratégias, inclui prática constante de redação e resolução de questões, leitura e repertório sociocultural apoio individualizado, simulados e análise de desempenho e sem falar da motivação e suporte emocional esse conjunto de ações aliada ao esforço do Estudante” afirma Lidiane.
Para Jeovana, o resultado é fruto de muito esforço e apoio da escola. “Eu pretendo cursar engenharia de software na Universidade Federal do Pará. Encontrar uma equipe tão dedicada na EETEPA Vigia foi essencial. Recebi orientações preciosas dos meus professores e encontrei incentivo em cada etapa do processo” destacou a aluna.
Outra aluna da rede, Danielly Caroline Da Fonseca Da Silva, da EETEPA Vilhena Alves, também comemorou sua nota de 960 na redação. “Os simulados e oficinas promovidos pela escola fizeram toda a diferença. O suporte que recebemos aqui é incrível e nos prepara para competir de igual para igual com estudantes de todo o país. O que eu tive é reflexo desse acolhimento que tivemos e eu quero pretendo cursar direito na UFPA” diz a aluna.
Os resultados reforçam o papel das EETEPAs como agentes de transformação social e educacional, capacitando jovens para superarem desafios e alcançarem novos patamares de conquistas acadêmicas.
Texto: Carla Couto – Ascom Sectet