Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup amplia investimentos e ações estratégicas nos rios do Pará, em 2024

No ano passado, o Grupamento Fluvial realizou 55 operações que resultaram na apreensão de 1,4 mil kg de entorpecentes e de 37 armas

Por André Macedo (SEGUP)
15/01/2025 14h29

O combate ao crime nos rios do Pará tem sido reforçado ano após ano dentro da atual gestão. Em 2024, o Grupamento Fluvial (GFLU), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) ampliou suas ações ostensivas, patrulhamento, fiscalização e controle com entrega de novas lanchas, uma nova base fluvial, além da capacitação de novos condutores de embarcações.

Através do Grupamento, a Segurança Pública Estadual planeja, promove, executa e controla as ações e operações fluviais, promovendo a integração e a otimização dos meios fluviais de que dispõe o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Em 2024, por exemplo, foram realizadas 55 operações, resultando em 1.466kg de drogas apreendidas, 40 presos transferidos, apreensão de 37 armas e de 2.136m³ de madeira. 

Esta produtividade reflete o empenho do Estado em garantir segurança fluvial nos rios, já que essa é um dos principais modais utilizados para transporte de pessoas, cargas e valores. Para o secretário titular da Segup, Ualame Machado, esta atenção é percebida nos investimentos significativos em infraestrutura e equipamentos.

“A aquisição de novas lanchas, incluindo três unidades blindadas, reforça a capacidade de resposta e o poder de combate a crimes fluviais. A construção de novas bases fluviais, com a recente inauguração em Óbidos e o início das obras da de Abaetetuba, ampliam a presença do Estado em regiões estratégicas, garantindo maior proteção e vigilância nas áreas de difícil acesso”, disse.

Segundo Ualame: “essas ações demonstram a determinação em combater a criminalidade nos rios do Pará, protegendo a população ribeirinha e assegurando a segurança da navegação. A nova base em Óbidos já está em operação, proporcionando um aumento significativo na presença policial e na capacidade de resposta a ocorrências junto com a Base de Antônio Lemos. A construção da base de Abaetetuba, por sua vez, representará um avanço crucial na segurança da região, ampliando a cobertura e o alcance das ações de segurança pública no Estado”, finalizou.

Bases Fluviais - Em 2024, as Bases Fluviais Integradas de Segurança, continuaram sendo o grande destaque das ações no âmbito fluvial, com a adição da nova base, a Candiru, instalada no município de Óbidos, que vem apoiando ainda mais a presença do Estado nas rotas transfronteiriças, com a posição estratégica próximo ao Estado do Amazonas. 

A primeira base fluvial, instalada no rio Tajapuru, no distrito de Antônio Lemos, em Breves, no Marajó, impactou significativamente no combate ao narcotráfico em 2024. No ano passado, de janeiro a dezembro, houve aumento de 28% na apreensão de drogas, 63,8% em  armas  e de 20% em prisões.

Através do levantamento feito na base de dados do Sistema Integrado de Informação da Segurança Pública - Sisp, destacam-se a diminuição dos registros desses crimes, comparando aos anos de 2021, antes da base, e 2024, nos municípios de Anajás, Breves, Gurupá, Melgaço e Portel, que estão nas adjacências da Base Antônio Lemos. Houve redução de 57,14% no índice de roubo a embarcações e residências ribeirinhas.

Somente em outubro de 2024, num intervalo de 12 dias, as ações de monitoramento e fiscalização das equipes em Antônio Lemos foram responsáveis por apreender mais de uma tonelada de drogas. 
 
"Essas apreensões contribuem para o nosso recorde do ano em todo o Estado, que já ultrapassa 13 toneladas de entorpecentes apreendidos, como resultado de um trabalho firme e integrado. Na base, por exemplo, além da expertise dos agentes para as abordagens, temos um trabalho grande com a comunidade para o recebimento de denúncias e ainda o auxílio de cães farejadores, contribuindo para a retirada de ilícitos das rotas fluviais”, explicou o secretário de Segurança Pública.

Logística - Em 2024 também foram entregues mais 3 lanchas blindadas para atendimento da população paraense, que atualmente contam com o total de 6 lanchas deste tipo. Os investimentos em embarcações táticas operacionais com alta tecnologia de orientação náutica e blindagem, somam mais de R$ 10 milhões, visando o reforço nas ações estratégicas de combate aos crimes cometidos nos rios e às comunidades ribeirinhas, além dos crimes ambientais.

Além das blindadas, mais 5 embarcações foram revitalizadas com motores novos, de 350 HP cada, atendendo a região metropolitana e outros 4 municípios. Além disso, outras duas lanchas leves com motores de 60 HP, também foram entregues em outros dois municípios, contemplando ao todo seis municípios atendidos em  2024.