Estado e município atuam com esquema de segurança para aniversário de 409 anos de Belém
As estratégias de segurança visam garantir a tranquilidade das pessoas e o entorno do local de eventos, além de monitorar nas adjacências e vias de acesso às modificações no trânsito para o festejo
Entre os dias 10 e 12, Belém será palco de extensa programação alusiva ao aniversário dos 409 anos da capital paraense, atraindo milhares de pessoas para prestigiar atividades culturais, esportivas e shows de artistas nacionais e locais. A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com órgãos estaduais e municipais, elaborou forte esquema de segurança com reforço de mais de 600 agentes e a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM).
As estratégias de segurança visam garantir a tranquilidade das pessoas e o entorno do local de eventos, além de monitorar nas adjacências e vias de acesso às modificações no trânsito para o festejo. Os órgãos atuarão de forma integrada, salienta o secretário titular da Segup, Ualame Machado.
"A celebração dos 409 anos de Belém conta com um reforço significativo na segurança pública, fruto da parceria estratégica entre as forças de segurança estaduais e do município. Essa união de esforços garantirá uma presença ostensiva e ações preventivas eficazes, proporcionando um ambiente seguro e tranquilo para o público durante aos festejos. A integração das forças deve garantir uma resposta rápida e eficiente a qualquer incidente, assegurando a paz e a ordem pública", pontuou Machado.
Programação - Nesta sexta-feira, 10, a programação inicia às 20h com shows de artistas locais no Portal da Amazônia, finalizando às 2h com o encerramento das apresentações. A previsão das forças é que até 3h aconteça a evacuação total do público presente. Os shows continuam no sábado, 11, iniciando a partir das 18h.
No terceiro dia de eventos, 12, a programação inicia às 6h30 com a Corrida de Belém, concentrando pessoas por volta de 5h no domingo. Por volta de 8h, será realizado o abraço ao Palácio Antônio Lemos, sede do poder executivo municipal. Às 9h, haverá Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade, na Catedral Metropolitana, na Cidade Velha. E, ao meio-dia, acontecerá a tradicional distribuição do bolo de aniversário no Ver-o-Peso, cartão postal da capital.
"Estaremos presentes com ações como o aumento do policiamento ostensivo em pontos estratégicos, a intensificação das rondas preventivas em áreas de maior fluxo de pessoas, o uso das câmeras de monitoramento em locais de eventos, além do uso do Centro Integrado Móvel. Com essas medidas, a segurança pública se torna uma aliada fundamental para a realização de um aniversário de Belém memorável e seguro para todos", salientou Ualame.
Centro Móvel - Para reforçar a integração e articular ações necessárias, a Segup irá disponibilizar a estrutura do CICC Móvel durante os shows no Portal da Amazônia. O Centro irá operar nas proximidades do Portal, com a presença de representantes dos órgãos de segurança pública, tanto estaduais quanto municipais, servindo como posto de comando, além de também realizar o registro de ocorrências policiais, videomonitoramento, proporcionando maior agilidade na comunicação, e ainda auxiliando na celeridade do tempo resposta das ocorrências que possam surgir.
Ações previstas - A Polícia Militar fará o patrulhamento ostensivo e preventivo, tanto no Portal da Amazônia, quanto no entorno dos demais eventos previstos. O policiamento acontecerá com patrulhas, viaturas estacionadas de duas e quatro rodas, além do reforço com unidades especiais.
O Corpo de Bombeiros estará presente caso seja necessário executar protocolos de controles de emergências, de atendimento pré-hospitalar ou de combate a incêndios, utilizando viaturas de resgates e combate a incêndios.
No trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e o Departamento de Trânsito (Detran) irão coordenar o acesso ao Portal na Travessa Mundurucus com a Rodovia Bernardo Sayão e nas ruas transversais Osvaldo, Veiga Cabral e Tamoios. Nos outros locais previstos de programação, os órgãos podem realizar ações de controle, bloqueio ou desvio de fluxo.
Atendimento especializado - Agentes da Polícia Civil estarão presentes realizando os registros das ocorrências nos dias de shows no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel.
Prevenção - Durante os shows no Portal as equipes de segurança vão realizar o cadastro dos IMEIs dos celulares dos participantes no sistema “Alerta Celular Pará”, com o intuito de auxiliar e agilizar a devolução dos celulares, em caso de roubo ou furto. Por meio do aplicativo “IMEIGUARD”, uma ferramenta utilizada pelas forças de segurança estaduais, será possível identificar e recuperar celulares roubados e furtados, assim como, para inibir a prática dos crimes desta natureza.