Fundação Hemopa realiza defesas de trabalhos da residência multiprofissional com foco em saúde pública
Referência em hemoterapia no Estado, a Fundação Hemopa desempenha um papel estratégico na formação de profissionais de saúde e no atendimento à população
Nesta quinta-feira (09), o auditório da Fundação Hemopa foi palco para as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCRs) do Programa de Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia de 2025. Organizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes), o evento destacou a dedicação e o empenho dos residentes em apresentar estudos relevantes para a área da saúde no estado do Pará.
Referência em hemoterapia no Estado, a Fundação Hemopa desempenha um papel estratégico na formação de profissionais de saúde e no atendimento à população. O programa de residência multiprofissional é uma das iniciativas que fortalecem a qualidade dos serviços prestados.
Eidy Ferreira, pedagoga e gestora do Nepes, destacou a importância dessa etapa para os residentes e para a própria Fundação Hemopa. "A defesa dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) é uma das etapas mais importantes na finalização do curso de residência multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia. O residente, nesse momento, apresenta uma oportunidade única de consolidar o aprendizado adquirido, expor e avaliar sua trajetória acadêmica dentro do tema escolhido para o desenvolvimento do trabalho", afirmou.
Ela também ressaltou os benefícios para a instituição: "Para a Fundação Hemopa, uma instituição importante na área de saúde e ciência, essa etapa também é relevante, pois ela contribui para o enriquecimento acadêmico da organização, com impactos na melhoria de sua produção científica, além de ser uma vitrine para novas oportunidades de desenvolvimento, tanto no campo do ensino quanto da pesquisa. A partir dessa dinâmica, a instituição fortalece sua capacidade de formar profissionais qualificados e gera maior visibilidade para sua atuação nas áreas de Hematologia e Hemoterapia."
Entre os temas abordados, estiveram pesquisas que exploram desde a melhora da qualidade de vida de pessoas com doença falciforme até o desenvolvimento de tecnologias gerenciais para análise de conformidades e controle de contaminação em serviços de hemoterapia. O evento contou com a participação de renomados orientadores e avaliadores, evidenciando o compromisso do programa em formar profissionais altamente capacitados.
A programação foi iniciada às 10h, com a apresentação de Stefanny Luana da Silva, que discutiu as Repercussões Clínicas e Funcionais da Função Pulmonar em Crianças e Adolescentes com Doença Falciforme. Sob a orientação de Roberta Bentes de Melo, o trabalho foi avaliado por Pedro Sávio Macedo de Almeida e Viviana Van Den Berg de Menezes.
José Francisco Dias dos Anjos apresentou, às 11h, uma revisão sistemática sobre a Efetividade da Terapia por Exercício na Melhora da Capacidade Funcional e Qualidade de Vida em Pessoas com Doença Falciforme. O estudo teve como orientadora Viviana Van Den Berg de Menezes e foi avaliado por Christian Pacheco de Almeida e Roberta Bentes de Melo.
Durante a tarde, às 15h, Thiago Macrício Gonçalves de Castro defendeu o tema Desenvolvimento de Tecnologia Gerencial para Análise de Não Conformidades em Solicitações de Hemocomponentes, orientado por Rubenilson Caldas Valois e Gisele Maria Cardoso da Silva. A banca foi composta por Dra. Joacéli Pires Pantoja, Dra. Renata Campos de Sousa Borges e Me. Neiva José da Luz Dias Júnior.
O evento também irá contar com apresentações virtuais. Na sexta-feira (10), Amanda da Silva Bulhões Costa abordará o tema Prevenção e Controle de Contaminação Bacteriana em um Serviço de Hemoterapia: Desenvolvimento de Tecnologia Gerencial no Formato Check List, orientada por Adriana Guimarães Estácio e Maria Nazaré Brito Durães. As defesas dos TCRs são uma etapa fundamental na formação dos residentes e refletem o compromisso da Fundação Hemopa e do Governo do Pará em promover a pesquisa e o avanço científico na área de hematologia e hemoterapia.