Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Com colheita de hortaliças, Hospital Metropolitano reforça importância de alimentação saudável para crianças

Os pequenos internados na unidade hospitalar saíram do leito para uma manhã animada, com visita na horta hospitalar, colheita de abóboras e aulinha sobre alimentação saudável

Por Alberto Dergan (HMUE)
07/01/2025 19h19

Além de oferecer atendimento para traumas de média e alta complexidades, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, também prioriza ações de humanização que amenizam o impacto da internação e auxiliam na recuperação física e emocional, tanto de adultos quanto de crianças.

Uma dessas iniciativas ocorreu na manhã desta terça-feira, 7, com nova edição da “Visita à Horta” programação onde as crianças, acompanhadas de seus responsáveis e equipe multiprofissional da unidade, participaram da colheita de abóboras cultivadas na unidade e de uma aulinha sobre a importância de consumir alimentos saudáveis.

A atividade integra o calendário de eventos voltados ao bem-estar dos pacientes e objetivou proporcionar um momento de interação das crianças com o ambiente natural para oferecer uma experiência sensorial que contribui positivamente no processo de recuperação.

“Essas programações atuam diretamente na saúde mental dos usuários pois têm função terapêutica e envolve eles em um momento extra-hospitalar, o que fortalece o emocional também”, comenta o psicólogo, Luiz Fernando Charchar.

Amanda Araújo, 29, mãe da pequena Evelyn Vitória, 10, conta que a filha já havia passado por outras unidades de saúde, mas que é a primeira vez que elas participam de uma experiência parecida.

"É sempre um alívio para nós, mães, vermos que a internação dos nossos filhos não precisa ser de dor ou sofrimento. Poder participar de uma atividade tão educativa como essa traz um pouco mais de normalidade para o dia deles. Quando ela chegou aqui não estava andando e teve uma rápida melhora, graças a tudo isso que é oferecido”.

Durante a atividade, os pequenos puderam tocar e colher as hortaliças, aprendendo mais sobre o ciclo de vida das plantas e sua relação com a alimentação saudável.

“Além de ser uma forma lúdica de estimular a recuperação das crianças, a participação delas na horta tem um impacto significativo na promoção de hábitos alimentares saudáveis. Colher as abóboras oferece uma experiência que vai além da simples alimentação, permitindo que elas se conectem com o processo de produção do alimento e entendam sua importância para a saúde”, destacou Sueanne Pacheco, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Metropolitano.