Policlínica de Santarém tem 88% de obras concluídas para ser referência em saúde no Baixo Amazonas
Unidade vai reunir 36 especialidades médicas, e equipamentos modernos para exames como tomografia, ressonância magnética e raio-x
As policlínicas regionais são unidades que dão suporte diagnóstico, e garantem consultas em diferentes especialidades médicas, definidas conforme as necessidades de cada região. Em Santarém, a construção da Nova Policlínica está em ritmo acelerado e alcançou 88% de conclusão. A unidade vai ser referência no atendimento ambulatorial especializado, representa um importante avanço para a saúde pública do oeste do Pará.
Conforme a secretária de Saúde do Pará (Sespa), Ivete Gadelha Vaz, a unidade amplia para a população o acesso a serviços qualificados de saúde. "A Policlínica de Santarém representa mais do que uma construção física, é o compromisso do Governo do Pará em oferecer saúde de qualidade, reduzir desigualdades no acesso e atender de forma integrada às demandas da população. O investimento beneficia não só Santarém, mas todo o oeste do Estado, reforçando nossa missão de cuidar das pessoas".
Com investimento superior a R$ 25 milhões, o governo do Estado reafirma seu compromisso de regionalizar a assistência à saúde, beneficiando diretamente os paraenses na região do Baixo Amazonas.
A obra é conduzida pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), e está em fase de acabamento, em uma área superior a 2 mil metros quadrados, com instalações modernas e completas.
Serão 36 especialidades médicas, além de uma estrutura de diagnóstico por imagem com tomógrafo, ressonância magnética e raio-x, oferecendo suporte resolutivo e integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O prédio também vai dispor de salas de espera para 250 pessoas, laboratórios e consultórios multiprofissionais, além de espaços exclusivos para procedimentos e diagnósticos.
A unidade também vai ter o Natea (Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista), ampliando o acesso ao atendimento especializado em autismo. O Núcleo vai disponibilizar serviços de pediatria, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação física, garantindo assistência multidisciplinar.
Acesso aos serviços - O acesso dos usuários será exclusivamente pelo SUS, via agendamento prévio e encaminhamento pelas unidades de saúde da rede estadual, seguindo os fluxos regulatórios estabelecidos. A Policlínica possibilitará um atendimento integrado, evitando deslocamento para outros municípios e garantindo agilidade na realização de exames e diagnósticos.
Texto: Bianca Botelho - Ascom/Sespa