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Com sólidos investimentos em educação, Governo transforma vida de estudantes no Pará

Do ensino Infantil ao Superior, Estado prioriza a qualidade educacional, valoriza professores e conquista destaque nacional com salto no Ideb

Por Kátia Aguiar (COHAB)
07/01/2025 08h30

A educação pública estadual no Pará vive um período de significativos avanços. São mais de 300 escolas de Ensino Médio, entre reestruturadas e entregues, e outras em obras; aumento da oferta de vagas e novos cursos na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o destaque nacional do salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que tirou o Pará da 26ª para a 6ª posição entre as unidades federativas. Avanços foram registrados também no Ensino Infantil, com a expansão das unidades do Programa “Creches por todo o Pará”.

O médico Felipe Batista, que encontrou na educação a oportunidade de reescrever a trajetória de sua família, é enfático ao lembrar a frase do educador brasileiro Paulo Freire, que adotou como exemplo na vida: “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Criado apenas pela mãe, que mantinha a casa com o salário de auxiliar de laboratório, ele concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Avertano Rocha, em Icoaraci, distrito de Belém.

A aprovação no curso de Medicina, pela Uepa, foi a oportunidade de realizar um sonho acalentado por milhares de jovens com histórias de vida semelhantes: ter uma vida melhor e ajudar a família. “Depois que me formei, no mesmo dia da cerimônia já recebi várias ofertas de trabalho. Primeiro trabalhei no interior, mas hoje estou atendendo pacientes na pediatria de dois prontos-socorros de Belém. Graças ao meu estudo, hoje posso oferecer à minha família uma vida mais confortável. Tenho uma rotina de muito trabalho, mas tenho um salário digno no final do mês”, conta o médico, hoje casado e com dois filhos.

Felipe Batista é um dos mais de 10 mil estudantes que concluíram a graduação pela Uepa entre 2019 e 2023, quando os investimentos feitos pelo Governo do Pará na instituição permitiram que a oferta de vagas no Ensino Superior passasse de 3.416 em 2019, para 4.086 em 2024. A instituição também ampliou o número de cursos entre 2019 e 2024, incluindo Fonoaudiologia, Saúde Coletiva e Engenharia de Software. Para o processo seletivo de 2025, será ofertado também o curso de Engenharia Civil.

Reflexo positivo - A qualidade dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública estadual se reflete no acesso ao Ensino Superior. No vestibular 2024 da Uepa mais de 70% das vagas foram preenchidas por alunos oriundos de escolas públicas.

O reitor da Uepa, Clay Chagas, informa que nos últimos seis anos a Universidade cresceu com apoio do governo estadual, principalmente com o grande aporte orçamentário, que permitiu a contratação de novos docentes e técnicos, e ainda possibilitou a oferta de mais vagas e novos cursos. “Grande parte deste destaque vem da nossa parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), que por meio do Programa Forma Pará, por exemplo, nos permitiu ofertar mais de mil vagas em cursos de graduação, em mais de 70 municípios do Pará”, ressalta Clay Chagas.

Ainda segundo o reitor, a articulação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) permitiu a oferta de novos cursos de pós-graduação, incluindo mestrados em Música e Reabilitação e Desempenho Funcional, e doutorado em Ciências da Religião e Enfermagem. “A parceria com a Fapespa também fortaleceu a oferta de bolsas na iniciação científica para graduação e pós-graduação, essencial para o desenvolvimento das nossas pesquisas”, reforça Clay Chagas.

Inclusão - A partir da celebração de convênios com o Governo Federal, a Uepa passou a ofertar mais vagas específicas para populações indígenas e quilombolas no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, que integra o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). A parceria também resultou na ampliação das turmas de Licenciatura Intercultural Indígena, com cinco turmas para o novo curso Técnico em Enfermagem. “O reconhecimento do Governo do Estado aos resultados da educação superior mostra o quanto a atual gestão acredita na transformação da nossa sociedade por meio da educação superior”, reitera o reitor.

A Uepa está presente nos municípios de Belém, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Bragança, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Igarapé-Açu, Marabá, Moju, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Salvaterra, Santarém, São Miguel do Guamá, Tucuruí e Vigia de Nazaré. Há projetos de expansão para Canaã dos Carajás, Breves e Itaituba, contemplando as 12 regiões de Integração do Pará.

Segurança e comodidade – Um dos resultados mais expressivos, com repercussão nacional, foi obtido pelo Governo com os investimentos no Ensino Médio, que resultaram na histórica elevação do Ideb. Nos últimos seis anos, 156 escolas foram reconstruídas ou ampliadas, e também equipadas, alcançando cerca de R$ 500 milhões de recursos investidos, enquanto outras 157 unidades estão em obras atualmente, envolvendo mais de R$ 214 milhões em recursos.

As escolas são entregues à comunidade escolar com estrutura física moderna, climatizadas, com laboratórios, quadra poliesportiva coberta, salas multimídia e outros espaços essenciais a um ensino de qualidade, em um ambiente com segurança e comodidade para alunos, professores e demais profissionais.

Marcelle Rolim, professora de Robótica Educacional no Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), diz que estar em uma sala de aula com infraestrutura e equipamentos faz toda a diferença no aprendizado dos alunos, porque permite às escolas autonomia para investir na estruturação dos espaços pedagógicos, na formação dos professores, por meio de cursos de capacitação, e nos projetos educacionais desenvolvidos nas escolas.

“No Ciseb, nós contamos com vários equipamentos tecnológicos de ponta, todos voltados para a cultura digital, robótica criativa, programação, laboratório maker, produção digital, inteligência artificial, prototipagem etc. Contamos com computadores, kits de robótica (Lego Spike Prime, arduino, micro:bit), cortadora a laser, impressora 3D, equipamentos diversos de papelaria, de oficina maker, equipamentos de audiovisual. Os resultados são muito positivos, pois além da inclusão digital os estudantes desenvolvem suas habilidades e competências dentro da educação computacional, criando projetos e desenvolvendo ciência e tecnologia”, informa a professora.

Valorização - Outro grande investimento do Governo do Pará na educação é o Programa “Escola que Transforma”, iniciativa de reconhecimento e valorização dos servidores da rede estadual de ensino. Com o alcance das metas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no Ideb, os servidores recebem até 3,5 salários, um investimento de R$ 373 milhões.

Ao longo do ano passado, a Seduc também ofereceu diversos encontros para formação, cursos de extensão e cursos de especialização a professores da rede estadual em todo o Estado, sobre diversas temáticas.

Neste semestre passado, o Governo do Pará adiantou o pagamento do abono dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), pago no mês de setembro. Foram contemplados profissionais do magistério que estavam em cargo, emprego ou função, com vínculo estatutário, celetista ou temporário, desde que em efetivo exercício na rede pública estadual de ensino, no período de 29 de abril de 1999 a 31 de dezembro de 2003.

No Ensino Infantil, o Governo do Estado amplia o Projeto “Creches por todo o Pará”. Quatro unidades foram entregues nos municípios de Belém, Ananindeua, Oriximiná e Benevides, resultado de um investimento superior a R$ 6 milhões, e mais 82 estão sendo construídas, ultrapassando os R$ 530 milhões em investimentos na primeira fase da educação pública.