Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PAZ PARA OS PARAENSES

Em 2024, Estado fortaleceu a segurança pública com equipamentos, estruturas e novas tecnologias

O Pará chega ao último mês do ano com relevantes investimentos no âmbito da segurança pública, que contribuíram para as contínuas reduções da criminalidade em 2024

Por André Macedo (SEGUP)
31/12/2024 10h00

Neste ano, o Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) direcionou 90 milhões de reais para aquisições, reformas, construção de unidades e aparelhamento das forças de segurança para melhor atuação e prestação de serviço aos paraenses.

Os recursos investidos em segurança pública por meio da Segup foram provenientes do Tesouro Estadual, do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp) e do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), vinculados à Segup, totalizando o valor de R$ 90.474.345,87.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os investimentos feitos no ano de 2024 reforçam a importância do fortalecimento do Sistema de Segurança, garantindo os bons índices de redução da criminalidade experimentados este ano.

“Em 2024 os recursos foram fundamentais para a aquisição de equipamentos modernos que fortalecem nossas operações e garantem a segurança da população. Estivemos comprometidos com a construção de novos prédios, entrega de mais uma base fluvial, realizamos cursos de capacitação, investimos na entrega de lanchas e viaturas blindadas, além das reformas prediais que garantem a infraestrutura necessária para o nosso trabalho. Foram ações que refletem nosso compromisso em fortalecer a segurança pública e proporcionar um ambiente mais seguro para todos. Reafirmamos que continuaremos a trabalhar incansavelmente em prol da segurança de todos", disse o titular da Segup.

Inovações e tecnologia - Dentre as principais aquisições tecnológicas este ano estão o incremento das câmeras corporais (bodycams) e a utilização dos totens de segurança pública. Foram adquiridos ainda equipamentos de menor potencial ofensivo e dispositivos elétricos neuro incapacitantes (tasers), além de scanners a laser 3D, aparelhos flat scans e sistemas de cromatografia líquida para a Polícia Científica.

Foram repassados ainda equipamentos de salvamento e compressores para o Corpo de Bombeiros Militar e equipamentos de informática, além de viaturas blindadas e caracterizadas com cela para as polícias Militar e Civil.

Infraestrutura - Com intuito de dar melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento à população, a Segurança Pública investiu em novas construções, ampliações e reformas prediais. 

Houve entrega da reforma e readequação da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, entrega da quadra de esportes polivalente do 22º Batalhão da Polícia Militar em Conceição do Araguaia e de duas quadras poliesportivas do Corpo de Bombeiros Militar em Ananindeua e Belém, além do início das construções das delegacias de Murinin, em Benevides, e de Cotijuba, na região das Ilhas.

Além disso, houve a manutenção predial nas unidades da Polícia Civil localizadas no interior do Estado e de unidades vinculadas à Segup, como Grupamento Fluvial – GFLU, Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal – Siac, Unidade Integrada de Moraes de Almeida e o Instituto de Ensino de Segurança do Pará – Iesp.

Apoio aos municípios - O Estado investiu também no reforço de coletes balísticos contemplando os órgãos de trânsito e guardas municipais de 13 municípios paraenses. Somente este ano, foram entregues 353 coletes balísticos e 10 rádios HT, por meio da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp).

Segurança nos rios - Em 2024 foram entregues 10 lanchas, sendo três blindadas para auxiliar no policiamento fluvial. As lanchas foram distribuídas para as cidades de Porto de Moz, Óbidos, Almeirim, Chaves, São Caetano de Odivelas e Belém. As embarcações  modelos de 60, 350 e 600 HP, dispõem de tecnologias mais modernas, reforçando as ações policiais nos rios.

Para enrobustecer mais a segurança fluvial, o Estado entregou também mais uma base fluvial integrada de segurança pública, a ‘Candiru’, instalada na região conhecida como  'garganta' do Amazonas, em Óbidos. É a segunda base fluvial entregue que vem resultando em apreensões de drogas oriunda de embarcações, e ainda, na desarticulação de ações criminosas, garantindo mais segurança à população ribeirinha da região.