Investimentos do Estado contribuem para crescimento econômico e turístico de Barcarena
Integrante da região metropolitana de Belém, cidade completa 81 anos como importante polo industrial do Pará
Barcarena festeja 81 anos de fundação, nesta segunda-feira (30), e vive um período de prosperidade com ótimas perspectivas. Com uma população estimada em 126.650 habitantes, segundo dados do IBGE, o município é um importante polo industrial, com forte produção de alumínio e o maior porto estadual, o Porto de Vila do Conde.
Integrante da Região Metropolitana de Belém, desde março de 2023, o município tem consolidada a vocação econômica para o turismo por abrigar praias de água doce, cerca de 40 quilômetros da capital paraense, Belém.
O Governo do Pará investe na cidade e região, desde o início da atual gestão, em 2019, com iniciativas nas áreas da infraestrutura, educação, habitação, saúde, cidadania, lazer, e, também na formalização de empregos para a maior geração de renda para a população.
Gás Natural - Neste ano de 2024, o Governo do Pará entregou o novo Sistema de Distribuição de Gás Natural, da Companhia de Gás do Pará, no Porto de Vila de Conde. Já em operação, o sistema movimentou mais de 90 milhões de metros cúbicos de gás natural, atendendo inicialmente ao setor industrial.
“Estamos comprometidos em ampliar a distribuição de gás natural e temos orgulho de nos unir a este momento especial, iniciando a distribuição de gás natural para a indústria no Porto de Vila do Conde", afirmou o diretor-presidente da Gás Pará, Flexa Ribeiro.
O titular da Gás Pará acrescentou: "este feito não é apenas um marco, mas também a reafirmação do compromisso do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e da nossa equipe de contribuir para o desenvolvimento sustentável, fortalecer a economia e colaborar para que Barcarena continue a brilhar como um exemplo de progresso e inovação”.
Orla moderna e atrativa - Barcarena ganhou uma nova orla, totalmente reconstruída e urbanizada. São 256 metros de extensão, e o espaço recebeu muro de contenção, pavimentação, estacionamentos, ciclovias, bancos e equipamentos de acessibilidade, além de trapiche de carga e passageiros com apoio de dois flutuantes, que garantem mobilidade, e conforto. A orla também tem um espaço seguro para o lazer e as práticas esportivas.
“Um dos compromissos da gestão do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan é garantir o desenvolvimento da infraestrutura turística e econômica das cidades paraenses, o que é proporcionado por obras como a orla de Barcarena. O espaço fomenta a prática de atividades de esporte e lazer, e contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, além de ajudar na geração de empregos e renda, aquecendo a economia com atividades turísticas e de lazer", disse Rui Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas.
Morador de Barcarena, o designer gráfico Adriano Melo, de 34 anos, acompanhou o crescimento do município. “Cheguei aqui aos 5 anos e vi toda a evolução da cidade. Essa orla, além de ser um cartão postal, é uma obra de lazer e a gente tem um certo orgulho. Essa obra foi um grande achado. Antes era tudo rústico, sem organização urbana e, agora, olha esse espaço para a população usufruir”, observou o morador.
“Precisávamos desse ambiente para a nossa convivência. Antes, estava bem precário, cheio de buracos e tinha sempre o perigo, eu, particularmente não costumava ir para lá. O novo espaço entregue para a gente é maravilhoso, porque a gente pode aproveitar”, disse Ana Marie Nobre, social media.
Infraestrutura - Um sonho antigo da população barcarenense é a duplicação da PA-481. São 12km de extensão, no trecho conhecido como "Trevo do Peteca". Essa obra de duplicação vai garantir mais segurança e por fim ao congestionamento na região, principalmente, no acesso ao Porto de Vila de Conde.
A obra da duplicação também tem como foco melhorar a logística portuária da cidade, tornando o Porto de Vila do Conde cada vez mais competitivo.
Segurança Pública - Barcarena tem o Programa Pró-Mulher Pará, que presta orientação e auxílio às mulheres, em casos de violência doméstica, atuando de forma preventiva e repressiva em situações emergenciais. O Programa conta com o apoio exclusivo de uma viatura da Polícia Militar, com a logomarca do “Pró-Mulher Pará”.
Além disso, uma nova Central de Atendimento e Despacho de Ocorrências (CAD) foi entregue pelo Governo do Pará. No CAD são realizados atendimentos às ocorrências de emergência, por meio dos números 190 e 193. A Central tem sistema de videomonitoramento do tráfego e circulação, e funciona dentro do 14º Batalhão da Polícia Militar.
Qualificação - Mais de 200 alunos, de 11 cursos, já foram certificados através do programa Qualifica Pará. Além da capacitação, a iniciativa prevê a liberação de microcrédito para os educandos, destinado à compra de equipamentos e estruturação de um empreendimento. O crédito varia de R$ 500,00 a R$ 5 mil, e está sob a gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).
Após 12 anos de abandono, o Governo do Estado, entregou, em 2022, a Escola Técnica de Barcarena, garantindo qualificação profissional e gerando o crescimento dos níveis educacionais da população do município e cidades vizinhas.
A Escola Técnica de Barcarena tem 12 salas de aula, auditório, laboratórios especiais, biblioteca, anfiteatro, quadra esportiva, bicicletário, recreio coberto, cozinha, vestiários femininos, vestiários masculinos, banheiros, sala para professores.
A nova unidade escolar também tem sala de multimídia para professores, diretoria, coordenação pedagógica, coordenação de estágio, sala de reprografia, almoxarifado, secretaria, auditório, guarita e estacionamento. É o município de Barcarena crescendo com conhecimento e desenvolvimento econômico e social.