Novo Mangueirão recebe mais de 100 eventos em 2024 e coloca Belém na rota de grandes espetáculos
Investimentos do Governo do Pará no Estádio Olímpico do Pará garantem atrações nacionais e internacionais artísticas e culturais
O Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença (Mangueirão), desde a reestruturação, em abril de 2023, quando foi totalmente reconstruído pelo Governo do Pará, tornou-se palco de mais de 100 grandes eventos esportivos, culturais e religiosos realizados em Belém. As obras estruturantes transformaram o Mangueirão em uma das principais arenas multiuso da região Norte do país, capaz de sediar diversos eventos de nível nacional e internacional, de forma simultânea.
No futebol, o Mangueirão recebeu um total de 27 jogos durante todo o ano de 2024. Neste período, o gramado foi palco de cinco clássicos RexPa, sendo dois pela Copa Verde e três pelo Parazão. Além de sediar os jogos de vários times paraenses, como o Águia de Marabá, Tuna Luso Brasileira e Castanhal, que também entraram em campo no estádio, para a alegria das torcidas.
O Mangueirão entrou na rota dos eventos esportivos no Brasil e foi escolhido para ser local de competições nacionais, recebendo competições do Brasil inteiro, como o Flamengo e São Paulo, que neste ano jogaram no estádio.
Fomento às atividades esportivas - O estádio também sediou competições incentivadoras do esporte amador, como a final do Parazão da Pelada - uma competição que reúne mais de 40 equipes de todo o Pará, com a grande final no estádio, em dezembro.
O secretário da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Cássio Andrade, ressalta o trabalho desenvolvido para tornar o Novo Mangueirão um centro de grandes eventos. “Belém conta agora com o mais moderno equipamento para ser palco de importantes eventos esportivos e culturais".
"Trabalhamos muito para que isso virasse realidade, e após a sua reconstrução, o Novo Mangueirão oferece todo o conforto e segurança para o público, além de garantir a geração de emprego e renda”, destaca Cássio Andrade, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Pará (Seel).
Paraenses prestigiam eventos diversos, dos culturais às competições de game
O titular da Seel, Cássio Andrade, informou que, "em 2023, tivemos o jogo entre Brasil e Bolívia, em 8 de setembro de 2023, com um público de mais de 50 mil torcedores e esse ano a Seleção Brasileira voltou a capital paraense para se preparar pela fase classificatória das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Fifa, em 2026, o confronto contra a Venezuela, em Maturín", disse o secretário.
"A Seleção ficou em Belém nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Durante os três dias, a seleção concedeu entrevistas na sala de imprensa do Mangueirão e os jornalistas locais, nacionais e internacionais, puderam contar com estrutura completa no centro de mídia instalado nas dependências do estádio, pelo Governo do Pará, a fim de proporcionar mais conforto e suporte necessário para a viabilidade do trabalho dos comunicadores que compareceram para a cobertura dos treinos", afirmou o secretário de Esportes do Pará.
Cássio Andrade ressalta que a modernização do estádio foi determinante para a Confederação trazer, novamente, a Seleção para Belém, pois o local atende aos padrões exigidos pela Fifa, entidade máxima do futebol mundial. A Seel enfatiza, ainda, que um estádio só é completo se ele tiver um gramado em boas condições.
Estádio faz uso de modernas tecnologias - "Até parte da década de 90, nossos gramados não eram tão seguros para a prática, enquanto hoje, a estrutura atual do Mangueirão é uma das melhores do Brasil. O novo Mangueirão conta com todas as tecnologias empregadas em outros grandes estádios", afirma o engenheiro responsável pelo tratamento do gramado do estádio, Raimundo Mesquita.
Além do futebol, outras programações também foram realizadas, entre elas aulas gratuitas de tênis de quadra na área da esplanada, uma atividade do projeto tênis na comunidade que atende mais de 40 crianças e jovens de Belém. Houve dezenas de palestras no auditório, treinos de dança em cadeira de rodas na sala de dança.
No anel viário do estádio, foi realizado evento de circuito de corridas e ciclismo de velocidade, evento de longboard nas rampas, e, de patins, nas calçadas no entorno do estádio, além do treino de pipeiros no estacionamento externo do Mangueirão.
Também, neste ano de 2024, o Governo do Estado promoveu no Novo Mangueirão a primeira arena gamer pública da região Norte, se não bastasse, durante todo o ano, o estádio foi um espaço aberto ao público, e principal local de competições de E-Sports no Pará, recebendo inclusive o amistoso do 'RexPa Gamer', formado por jogadores paraenses que integram equipes profissionais, que competem Brasil à fora.
O culto de celebração do aniversário de 50 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Pará foi um dos principais eventos religiosos realizados no Mangueirão após a reabertura. O público presente estimado foi de 45 mil pessoas.
Pararraiá e Show do Alok - Neste ano de 2024, os eventos gratuitos promovidos pelo Governo do Pará foram sucessos. O Pararraiá recebeu um público de mais de 80 mil pessoas, e o Show do Alok reuniu mais de 200 mil, no estacionamento do Novo Mangueirão.
Em 2025 - Para 2025, o Mangueirão já tem programada a primeira competição nacional: a final da SuperCopa Rei, com o campeão da Copa do Brasil de 2024, o Flamengo, e o campeão da Série A do Brasileiro, Botafogo-RJ, no dia 2 de fevereiro.
O Mangueirão também vai sediar o Global Citizen Festival, em novembro de 2025. Será a primeira vez que o evento ocorrerá na América Latina, quando líderes mundiais estarão reunidos na COP 30, em Belém.
Texto: Jessé Lima/Ascom Seel