Pacientes internados no Hospital Metropolitano recebem presentes em celebração ao Natal
Nesta terça-feira, 24, véspera de Natal, a ação incluiu internados pediátricos e adultos em um ambiente de celebração com música, personagem que remetem à data e muita alegria
Os internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, vivenciaram um momento especial, nesta terça-feira, 24, que celebrou a chegada do Natal.
Durante o mês de dezembro, a unidade da rede de Saúde Pública, realizou uma campanha de arrecadação de presentes: brinquedos para crianças, pijamas e itens de higiene, para adultos. Hoje, os itens foram entregues pela “Mamãe Noel”, personagem feito pela coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Sueanne Pacheco.
O brilho nos olhos da pequena Vitória Manuele, de 6 anos, moradora do município de Santa Maria do Pará, nordeste paraense, e está internada na unidade há quatro dias, não esconde a felicidade de participar da ação, mesmo que de cima do leito. “Eu amei muito, nota 10. Quando chegar em casa, vou mostrar para a minha mãe, meu pai e titios. Muito obrigada”, agradeceu a menina.
Emocionada, Maria de Jesus, 50 anos, acompanha a neta durante o tratamento no HMUE e conta que não imaginava participar de uma atividade como essa no hospital.
“Eu jamais pensei que teria essa ação aqui dentro. Me sinto muito emocionada e ano que vem quero também contribuir para que outras crianças, assim como a minha neta, tenham a mesma sensação de serem lembradas nesse dia tão especial”, disse.
Mariana Lopes, acompanhante da pequena Adália Luisa, de 7 anos, também agradece aos envolvidos para que a ação de humanização ocorresse. "Eu quero agradecer imensamente ao Hospital por essa surpresa tão linda. Ela não esperava ganhar nada neste Natal, já que estamos aqui internadas, e esse presente trouxe tanta alegria. Foi um gesto de carinho que fez toda a diferença, não só para ela", afirma.
Na unidade, a atividade foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e contou com a participação solidária de diversos funcionários que doaram os presentes.
Para a presidente do GTH do Metropolitano, Roberta Cardins, incluir os pacientes que passarão o Natal internados em um momento de magia e celebração esteve entre os principais objetivos.
“O Natal é um momento de confraternização entre as famílias. O hábito de receber presentes é muito vivo entre os pequenos que já esperam por isso. Com a ação, conseguimos incluir essas pessoas que passarão a data aqui dentro e transformamos os sentimentos de medo e ansiedade, que envolvem um tratamento de longa permanência, por algo mais ameno, lúdico e inclusivo”, afirma.
Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.