Regional em Paragominas encerra 2024 com mais de 97% do índice de satisfação
Hospital do governo estadual se destaca pela oferta de assistência em diversas especialidades médicas, exames avançados e terapias integrada
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, desempenha um papel essencial na saúde pública do sudeste paraense. A unidade se destaca pela oferta de assistência em diversas especialidades médicas, exames avançados e terapias integradas. Além disso, o HRPL prioriza a humanização no atendimento, garantindo uma experiência mais acolhedora e confortável para seus usuários. Em 2024, este compromisso foi reconhecido com mais 97% do índice de satisfação dos seus usuários.
Por meio de sua Comissão de Humanização (CH), o Regional do Leste promove, ao longo do ano, diversas iniciativas voltadas a proporcionar a melhor experiência possível para seus usuários internos e externos. Entre as ações, destacam-se atividades recreativas, dinâmicas que fortalecem a interação entre colaboradores e pacientes, e uma ampla gama de iniciativas de educação em saúde alinhadas às campanhas do Ministério da Saúde. Essas atividades reforçam o compromisso do HRPL com a humanização e a promoção do bem-estar da comunidade.
Durante este mês, no intuito de fortalecer o vínculo entre pacientes e a equipe multiprofissional, além de promover o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado no ambiente hospitalar, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HRPL, em colaboração com a Comissão de Humanização, implementou iniciativa de coleta de cartas escritas pelos pacientes, seus familiares e pelos colaboradores, neste período das festividades de final de ano.
A ação, intitulada “Humanizando Conexões: Experiências Práticas na Humanização do Atendimento aos Colaboradores e Usuários”, se apresenta como uma ferramenta poderosa de motivação e reconhecimento, reforçando o sentido do trabalho em saúde. Diversos relatos destacam que as mensagens ajudam a renovar o comprometimento e a empatia, elementos essenciais para um cuidado de qualidade, além de servirem como suporte emocional tanto para os profissionais quanto para os usuários e seus acompanhantes.
Além disso, foi realizada palestra conduzida por Gustavo Silva, auxiliar Administrativo do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e vice-presidente da CH, para os colaboradores, na sala de treinamento, sobre a humanização na saúde e seus impactos positivos na recuperação dos pacientes. A iniciativa está alinhada com os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), implementada desde 2003.
Maria Carolina de Castro, analista da Qualidade do Regional do Leste, destaca que, “o dia Q teve como principal objetivo trazer a reflexão, empatia e reforçar o impacto das atitudes humanizadas no ambiente hospitalar, tanto entre colegas quanto no atendimento aos pacientes, especialmente em uma época como o Natal, quando o espírito de solidariedade e acolhimento está ainda mais presente”, pontuou.
Aprovação - A usuária Antônia Camila da Silva, de 22 anos, comenta que a iniciativa permitiu a criação de um canal de comunicação entre pacientes e profissionais, onde eles puderam expressar seu carinho e agradecer a assistência prestada. “Criou um ambiente confortável para todos, tanto no cuidado quanto no acolhimento. A ferramenta permitiu que nós, os pacientes, pudéssemos expressar a nossa gratidão. O HRPL oferece um ótimo atendimento, é muito humanizado e os profissionais ajudam na nossa estadia”, disse a cuidadora.
A iniciativa foi conduzida por Maria Carolina de Castro, Vitor Soares, auxiliar Administrativo da Qualidade e o auxiliar administrativo do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e vice-presidente da CH, Gustavo Silva.
Dados – De janeiro a novembro de 2024, o Regional do Leste atingiu a média de satisfação de 97,78% no índice de aprovação dos usuários.
HRPL - O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Texto de Pedro Amorim