Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CHC dos Caetés capacita 30 brigadistas em curso de combate a incêndios

Objetivo é fortalecer a segurança do ambiente hospitalar e assegurar a proteção de colaboradores, pacientes, usuários e  visitantes

Por Governo do Pará (SECOM)
23/12/2024 20h45

Referência na assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, realizou nesta segunda-feira (23), curso de formação de brigada de incêndio para seus colaboradores. A ação resultou na capacitação de 30 brigadistas, que agora estão preparados para atuar em situações de emergência, utilizando técnicas de combate a incêndios, evacuação de áreas e primeiros socorros, mantendo a segurança a todos que transitam no ambiente hospitalar, interno e externo.

Durante o treinamento, profissionais de diversas áreas da unidade participaram de atividades práticas para aprimorar habilidades de resgate de vítimas e combate a incêndios. O objetivo é fortalecer a segurança do ambiente hospitalar e assegurar a proteção de colaboradores, pacientes, usuários e  visitantes. Os cursos de formação de brigadistas são realizados anualmente, seguindo o calendário estabelecido pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do HRPC, reafirmando o compromisso da instituição com a prevenção de acidentes e a qualidade no atendimento.

Segundo Yoná Ferreira, responsável pelo Sesmt, a realização do treinamento de brigada de incêndio é fundamental para garantir a segurança de todos no ambiente hospitalar. "Capacitar nossos colaboradores para atuar em situações de emergência não só previne riscos como também assegura uma resposta rápida e eficaz em casos de incidentes, protegendo pacientes, acompanhantes e visitantes e a própria equipe".

Érica Castro, enfermeira participante do curso, ressaltou a importância da formação para a equipe multiprofissional da unidade hospitalar. “Este treinamento é essencial para garantir a segurança de todos. E essencial estar preparado para atuar em situações de emergência. Com o curso aprendemos como agir de forma rápida e eficaz”.

Aprovação - Maria Clara Oliveira, de 35 anos, moradora de Capanema, elogiou a iniciativa e parabenizou a gestão. “É muito tranquilizador saber que o hospital investe nesse tipo de treinamento para seus colaboradores. Isso mostra que a segurança de todos é uma prioridade aqui. Saber que há pessoas preparadas para agir em situações de emergência me dá ainda mais confiança no atendimento que recebemos”.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.  

Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC