Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospitais estaduais aderem à campanha nacional sobre medicação segura junto aos públicos das unidades

Por Governo do Pará (SECOM)
20/12/2024 19h40

Hospitais públicos estaduais aderem à campanha nacional sobre “Medicação Segura- Garantindo a segurança e efetividade do tratamento”, no período de 1º a 20, deste mês, com o intuito de destacar a importância do uso correto de medicamentos para a segurança dos pacientes que dependem da assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram desta mobilização em favor dos usuários assistidos, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém; o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; o Hospital Regional Públicos dos Caetés (HRPC), em Capanema; o Hospital Geral de Tailândia (HGT); e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR).

Todas essas unidades de saúde pertencem ao governo do Pará, são administradas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A campanha foi idealizada pelo Instituto. A mobilização em todas  unidades foi conduzida pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) com apoio dos profissionais do setor de Farmácia.

CIIR- A ação de educação em saúde foi realizada no Auditório da instituição com os colaboradores; e também nas Recepções com uma abordagem voltada aos usuários e seus acompanhantes, com dinâmicas para todos os públicos internos. Houve ainda atividades com foco na equipe assistencial (enfermagem, corpo clínico, cirurgião-dentista e auxiliares de saúde bucal).

A campanha foi encerrada, com programação que contou com a participação do farmacêutico Lucas Ribeiro, facilitador externo que ministrou a dinâmica 'Segurança Medicamentosa'.

Para a coordenadora do NQSP do Centro de Reabilitação, Hellen Silva, durante as atividades foi destacado o serviço de farmácia clínica, os critérios da consulta farmacêutica e sensibilizando os usuários e acompanhantes sobre a importância de seguir as orientações para garantir a segurança no uso dos medicamentos. “Também orientamos a equipe sobre a importância de serem multiplicadores das informações, evitando o uso de medicamentos por indicação de terceiros e sempre buscando esclarecimentos com os profissionais de saúde quando necessário".

Aprovação- Franciele Conceição, 40 anos, dona de casa, mãe do Enzo Gabriel Freitas, 8 anos, usuário diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) assistido pelo CIIR desde 2021, elogiou a iniciativa. “A ação foi excelente. Já tomei remédio por conta própria, achando que estava melhorando, mas só piorava. Tirei todas as dúvidas com os profissionais. A orientação correta pode evitar problemas graves e até a morte”.

HJB- Na unidade hospitalar a campanha reforçou o compromisso com a excelência no cuidado aos seus usuários. Durante as atividades, a comissão do Núcleo de Segurança do Paciente e a equipe de profissionais tiveram um papel essencial ao criar materiais educativos e didáticos sobre  o processo completo desde a prescrição até a administração dos medicamentos.

O conteúdo destacou a prescrição médica, análise da prescrição pelo farmacêutico, separação e dispensação dos medicamentos, dupla checagem no ato da dispensação, dupla checagem no preparo e administração dos medicamentos e administração segura.

As atividades promoveram o diálogo, esclareceram dúvidas e fortaleceram o conhecimento da equipe sobre práticas seguras e eficazes no uso de medicamentos, inclusive com usuários e seus acompanhantes.

HMUE - Na unidade hospitalar, a campanha teve programação variada com treinamento sobre o Protocolo de segurança medicamentosa, administração de medicamentos, prescrição segura; Medicações: MAV, MPP E LASA, importância da dupla checagem e importância da notificação para o gerenciamento de riscos e melhoria contínua; ações in loco realizada pelos farmacêuticos sobre a identificação segura de MAVS e MPP.

 A gerente da Qualidade HUE, Jéssica Pinho, ressaltou que “alinhada à Política de Segurança no Uso de Medicamentos de Alta Vigilância (MAV) do INDSH e ao Protocolo de Segurança do paciente, essa campanha fortalece a cultura de segurança entre os profissionais de saúde. Ao destacar a importância dessas práticas, a campanha contribuiu para um ambiente de cuidado mais eficiente e responsável, promovendo a confiança e a excelência no atendimento, em conformidade com os mais elevados padrões de qualidade e segurança”.

HGT- A campanha promoveu atividades educativas sobre o uso seguro de medicamentos, envolvendo a equipe assistencial de diversos setores, usuários e seus acompanhantes. A programação incluiu o Cine Qualidade, abordando etapas como aquisição, armazenamento e administração, e contou com mais de 280 participações.

A enfermeira Marayza Nunes, do NQSP do HGT, reforça a importância da adoção de práticas que promovam a segurança do paciente. "Trabalhar essa temática é fundamental, pois a medicação, sendo um dos componentes mais críticos  no cuidado ao paciente, demanda a máxima atenção de todos os profissionais envolvidos no processo de administração e controle, desde a prescrição até a administração, compreendamos que qualquer erro ou falha no processo pode impactar diretamente na segurança do paciente.

Aprovação- Aladlania Silva, 42 anos, moradora do conjunto habitacional Jardim Primavera, em Tailândia, e internada na Clínica Médica do HGT, desde o último dia 14, destacou a segurança que sente na unidade hospitalar ao comentar sobre as ações realizadas na área de medicação segura.

“O atendimento está sendo muito bom por toda a equipe. Eu me sinto segura quando eles administram os medicamentos, e acho muito importante que eles estejam sempre atualizados, especialmente quando se trata de vidas”, disse a paciente.

HRPM- O hospital promoveu uma série de palestras, treinamentos e orientações sobre Medicação Segura. A campanha abordou temas como prescrição segura, a importância da cadeia medicamentosa e os direitos na administração de medicamentos. O público-alvo incluiu colaboradores de todas as áreas do hospital, como médicos e setores administrativos. Além disso, os usuários da unidade hospitalar receberam orientações sobre o armazenamento adequado, o tempo correto de tratamento e outras informações relevantes ao uso de medicamentos.

HRPC- A programação contou com atividades informativas direcionadas a usuários e acompanhantes nos setores de internação, além de palestras na Recepção do Centro de Hemodiálise dos Caetés. A iniciativa ofereceu orientações farmacêuticas e debates sobre o uso consciente e seguro de medicamentos, com o apoio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

A coordenadora de Farmácia, Josielma Roxo, informou que a iniciativa “está relacionada à promoção à saúde, eficácia no tratamento e prevenção de erros”.

Usuários aprovaram a iniciativa, como Paula de Nazaré Padilha Nunes, 31 anos, acompanhava a mãe, Sebastiana Nunes Padilha, 73 anos, em consulta com o nefrologista. “As informações foram muito importantes. O uso de medicamentos sem prescrição médica é muito perigoso, e o auxílio de profissionais da saúde é essencial para evitar uma série de problemas. Estão de parabéns pela iniciativa”, disse Paula.

AUTORIA: Vera Rojas com informações Ascom das unidades