Pará conclui etapa regional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente em Vitória do Xingu
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promoveu a última etapa regional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Na última quarta-feira (18), foi realizada a Conferência Regional de Meio Ambiente da Região de Integração Xingu, no município de Vitória do Xingu.
O evento fez parte da etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, cujo objetivo é discutir e enfrentar a emergência climática no Brasil, e contou com a participação de representantes dos municípios de Anapu, Senador José Porfírio, Pacajá e Vitória do Xingu. As discussões dividiram-se em cinco da eixos temáticos: forma de mitigação das mudanças climáticas; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; e governança e educação ambiental.
“As conferências regionais que a Semas organizou, para ampliar o envolvimento dos municípios paraenses na elaboração de políticas públicas, tiveram como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas de emergência climática que serão relacionadas para discussão na Conferência Estadual de Meio Ambiente que ocorrerá em março de 2025 e, posteriormente, como subsídio à implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima e da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5CNMA), que será realizada em maio de 2025. A estratégia de diálogos regionalizados é a principal razão do sucesso de todas as conferências que realizamos”, afirmou o secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente do município de Vitória do Xingu, Cinthia Hoffman, o evento serviu como forma de colaborar com medidas importantes voltadas às questões climáticas. “Ficamos felizes por poder participar desse processo, por ter direito de voz, de voto, poder participar de um evento que é tão importante para a sociedade. Então, estou aqui para colaborar, para tentar melhorar esse cenário e tentar um futuro mais promissor, em que possamos prorrogar por muitos e muitos anos com propostas boas, para termos um ambiente mais saudável e mais adequado às gerações futuras”, disse.
Antônio dos Ramos, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Vitória do Xingu, aponta a importância do debate acerca da crise climática. “Nós como agricultores familiares precisamos de alternativas da gestão pública, de assistência técnica e de outros segmentos para ajudar a agricultura familiar. Esse espaço é para apresentarmos e propor nossas demandas também”, destaca. Para Francisco, da Associação de Moradores Organizados de Vitória do Xingu, o evento foi primordial para todos que estiveram na conferência. “Está sendo muito proveitoso trabalhar os grupos e com certeza vão gerar propostas boas para a conferência estadual”, disse.
Carlos Machado, titular da secretaria de meio ambiente do município de Senador José Porfírio, disse que o tema da emergência climática deve ser debatido diariamente entre todas as esferas. “Tivemos uma oportunidade ímpar para colocar nossas propostas, participar de debates, apontar possíveis soluções, tudo para que possamos ter nossa voz ouvida no momento da implementação de políticas públicas de combate às mudanças climáticas na nossa região”, reforça.