Hospital Regional Público do Marajó conquista a certificação ONA nível II
A unidade de saúde do Governo do Pará no arquipélago marajoara superou em 80% os padrões de gestão integrada
Profissionais do HRPM: empenho e qualificação ganham reconhecimento nacional O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, recebe mais um reconhecimento nacional pela excelência na gestão, ao conquistar a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 2, como Acreditação Plena, superando em 80% os padrões de gestão integrada. A certificação reflete o compromisso da organização com a eficiência e integração nos serviços prestados à população, ao garantir padrões de qualidade com cuidado centrado no paciente, eficaz e seguro.
“A conquista da certificação ONA nível II pelo Hospital Regional Público do Marajó é um marco, que reforça o compromisso do Governo do Pará com uma saúde pública de qualidade, eficiente e acessível. Essa certificação reflete não apenas a excelência na gestão e na assistência oferecida, mas também a dedicação de cada profissional que compõe essa unidade. Continuaremos investindo em melhorias para garantir que mais pessoas tenham acesso a um atendimento seguro, eficaz e centrado nas suas necessidades”, destacou a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz.
A unidade hospitalar oferece assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS), com uma taxa de aprovação superior a 99% de seus usuários.
Inaugurado em 2010, o HRPM se diferencia pela sustentabilidade ambiental, equipe qualificada, certificações nacionais e atuação inclusiva. Com uma estrutura de 70 leitos, incluindo 17 de UTI (adulto, neonatal e pediátrica), oferece atendimento em Obstetrícia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Oftalmologia, Cardiologia e Pediatria, entre outras especialidades.
Gerente Assistencial Rafaela Valente e o diretor-executivo Cledes Silva: busca de melhoria contínuaQualidade - O diretor-executivo do HRPM, Cledes Silva, disse que “é com muita satisfação que recebemos a certificação, seguindo os padrões de qualidade estabelecidos pela ONA, reconhecendo, em sua pontual avaliação, o nosso trabalho, desafio, empenho e busca pela manutenção do cumprimento aos requisitos de conformidades, visando à melhoria contínua da qualidade, direcionados ao melhor atendimento de assistência aos nossos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Isso é fruto de muitas horas de treinamentos, reuniões, alinhamentos, erros, acertos, ajustes, revisões de fluxos e processos para fazermos diferença positiva para muitas pessoas. Sabemos que há pontos a melhorar e, para tal, estará o nosso compromisso da manutenção constante da qualidade”.
Ele agradeceu a todos os envolvidos no processo de acreditação: Governo do Pará, via Sespa; INDSH - diretoria e consultores; prestadores de serviços; Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente; lideranças e colaboradores, e aos usuários. “A satisfação é nossa, o resultado é de todos; nisso, o respeito à vida. Estamos juntos!”, afirmou o gestor.
O usuário Albino de Freitas Reis, 78 anos, destacou o atendimento e acolhimento dos profissionais envolvidos em seu tratamento. “É um atendimento perfeito; todos os profissionais atendem muito bem. Estou muito satisfeito. Meu quadro clínico melhorou muito, pois recebi de imediato o tratamento que precisava. Todos os profissionais bem atenciosos, fazem o trabalho com ética e prestam um atendimento de qualidade”, disse Albino, acrescentando que "é a primeira vez que eu precisei e pude ser atendido aqui. No HRPM é um atendimento totalmente diferenciado e humanizado".Albino de Freitas Reis: atendimento diferenciado e humanizado
Gestão de excelência – Para a certificação ONA II - “Acreditado pleno” -, a organização deve atender a dois critérios para garantir excelência nos serviços de saúde. O primeiro é cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança estabelecidos, assegurando um cuidado centrado no paciente, eficaz e seguro.
O segundo critério é alcançar, no mínimo, 80% dos padrões ONA de gestão integrada, garantindo que os processos ocorram com plena comunicação entre as atividades e setores. A certificação é resultado da auditoria realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).
Sustentabilidade - A equipe multiprofissional do HRPM mantém o reconhecimento Selo Ouro concedido pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)/SP desde 2012. O Selo é o mais alto nível de reconhecimento do programa, concedido às organizações que apresentam, de forma completa e auditada, o balanço de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
O HRPM participa, há dois anos, do projeto nacional "Guardião Azul", desenvolvido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que promove gestão sustentável na saúde. Entre as iniciativas adotadas estão a redução do consumo de energia elétrica; substituição de copos descartáveis; coleta de pilhas, baterias e medicamentos vencidos, e visitas à horta comunitária com pacientes e crianças internadas.
Além disso, o HRPM foi novamente reconhecido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, recebendo, pela segunda vez, a Menção Honrosa do Prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2024”. A premiação destaca projetos voltados à preservação ambiental desenvolvidos por instituições do SUS.
Cozinha Verde - A unidade hospitalar também conquistou, pelo sexto ano consecutivo, o selo de reconhecimento nacional pela qualidade da alimentação preparada e servida aos usuários, acompanhantes e profissionais. O Selo Green Kitchen (Cozinha Verde) é resultado do constante investimento na melhoria contínua da gastronomia hospitalar.
O Hospital Regional Público do Marajó desenvolveu, ainda, inúmeras iniciativas de humanização destinadas aos funcionários e usuários, por meio do GTH.
Estrutura - O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, Bairro Centro, Breves.
Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM