Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE

Trânsito na Rua Belém é alterado para avanço da obra da Nova Doca, neste sábado, 21

O planejamento atual inclui trabalhos de fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal

Por Gustavo Pêna (SEOP)
20/12/2024 15h17

Os serviços nas obras realizadas pelo Governo do Pará, um legado para a Belém, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025, seguem avançando. Neste sábado, 21, das 7h às 15h, o trânsito na Rua Belém, entre Avenida Visconde de Souza Franco e Travessa Quintino Bocaiúva, será interditado nas duas faixas para o avanço da obra da Nova Doca.

"Daremos andamento em mais uma etapa da remoção do achado arqueológico da quadra 1 da Nova Doca. Devido à dimensão da estrutura, dividimos a retirada em três partes e neste sábado será feito o transporte do segundo segmento para a área onde vai passar por restauração, o estacionamento da Unifamaz, que fica na Rua Belém, por isso a necessidade de interdição da área. Com isso, vamos conseguir dar andamento nas atividades de urbanização do parque linear, que já faz parte do acabamento da obra", disse Thais Ribeiro, coordenadora das obras da COP 30 executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

Achado Arqueológico – A proa de uma embarcação metálica antiga, encontrada durante as obras da Nova Doca, está em processo de resgate, com acompanhamento da Seop. A partir dos alinhamentos com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deu a aprovação para os serviços na área, o achado arqueológico, com as devidas ações de restauração e conservação, será levado para ser musealizado.

Legado da COP 30 – Com 45% de serviços executados, a obra da Nova Doca chegou aos oito módulos ao longo da Visconde de Souza Franco. O planejamento atual inclui trabalhos de fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal.

O projeto da construção do parque linear envolve 1,2 quilômetros de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle de água de maré, a fim de evitar inundações.

Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outro sistema de drenagem profunda e superficial de chuva, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.