Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Portal de notícias do governo ganha versão acessível a deficientes visuais

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/10/2015 18h26

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) lançou nesta terça-feira (6) a versão acessível do site Agência Pará, o portal de notícias do governo do Estado. O domínio http://acessibilidade.pa.gov.br/ já está disponível para acesso de todos, principalmente deficientes visuais que queiram ler notícias no endereço. Com um layout limpo, é possível que os programas de leitura de tela identifiquem o mais importante dentro de uma página, o conteúdo, e façam uma leitura sem interferências.

Além desta versão da Agência Pará, a Prodepa também desenvolveu o portal a1br.org, que resgata notícias dos principais sites da atualidade, deixando-as limpas para a leitura. “Tiramos o excedente e deixamos o que interessa, que é justamente o conteúdo. Banners, imagens, propagandas, isso não interessa para pessoas cegas ou com baixa visão, e é por isso que esse portal é importante, pois promove a inclusão social desses deficientes visuais”, diz a analista de sistemas da Prodepa Edinamar Corrêa.

Os dois domínios podem ser acessados de qualquer sistema operacional, de qualquer navegador e também em tablets e smartphones, ou seja, em qualquer dispositivo eles funcionam perfeitamente, atendendo a todos os requisitos de acessibilidade e usabilidade. Os domínios podem ser usados também no software de leitura de páginas da web, o Dosvox. “Não existe nenhum órgão no Brasil que faça esse tipo de serviço. Essa é uma contribuição nossa para todas as pessoas que queiram acessar os conteúdos de forma limpa, sendo eficiente no que se propõe”, afirma o analista de sistemas da Prodepa Guilherme Cruz.

Avanços – Entre sábado (10) e segunda-feira (12), ocorre na cidade de Uberaba, Minas Gerais, o XVIII Encontro Brasileiro de Usuários de Dosvox. O Dosvox foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1993, e é um sistema operacional gratuito que permite que pessoas cegas usem um computador para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência. Este é o mais importante evento relacionado a deficientes visuais no Brasil, com palestras sobre o sistema e seu uso em diversas situações, além de apresentar diversas outras soluções para facilitar a vida do deficiente visual.

Um dos palestrantes do evento será Edinamar Corrêa, servidor da Prodepa e pesquisador da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), parceira da Prodepa no projeto. Ele vai mostrar o Projeto Portal Acessível de Notícias, a1br.org, que visa carregar o conteúdo de diversos sites de notícia da internet para que os deficientes visuais tenham acesso a todas as informações.

Edinamar destaca que cerca de 24% da população do país têm algum tipo de deficiência visual, e eles deixam de acessar conteúdos de notícias porque os sites não são preparados para isso. “No Brasil, somos referência de acessibilidade em sites, trazendo objetividade a uma página da web, facilitando o acesso. Isso é o que vou demonstrar no evento. A ideia é que encontremos outros conteúdos tão importantes também e o tornemos acessíveis para todos”, disse o analista.

Recursos – O Pará é o Estado com maior índice de sites acessíveis graças à equipe de desenvolvimento de portais e sites da Prodepa, que sempre se dispõe a criar sistemas com essa característica. Em 2012, a empresa recebeu menção durante a entrega do 1º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, promovido pelo W3C Brasil, Comitê Gestor da Internet no Brasil e NIC.br, em São Paulo, e em 2013 foi finalista do 2º Prêmio na categoria Instituição.

Desde 2006, a Prodepa desenvolve websites acessíveis para órgãos da administração estadual. Cerca de 30% das páginas institucionais do Estado na web garantem total acessibilidade ao internauta com deficiência. A média nacional é de 2%, do total de mais de 60 milhões de páginas analisadas. Os sites desenvolvidos pela Prodepa oferecem aumento do tamanho do texto, tabulação de um ponto para outro na tela feita de forma linear – o que ajuda os programas de leitura a ler adequadamente as informações disponíveis – e um layout em quatro cores diferentes, todos recursos para pessoas com problemas visuais.