'Entre Elas' promove ação de Natal com serviços gratuitos
Nesta quinta-feira (19), cerca de 60 mulheres que trabalham como catadoras de material reciclável no Centro de Triagem do Canal São Joaquim, em Belém, participaram de uma ação especial de Natal promovida pela Fundação ParáPaz, por meio do projeto ‘Entre Elas’. A iniciativa contemplou as associações de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB) e Recicladores de Águas Lindas (ARAL), oferecendo serviços de saúde e cidadania para as participantes e suas famílias.
A programação incluiu consultas médicas, encaminhamentos para especialistas e exames rápidos realizados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sespa). Além disso, houve emissão de documentos, orientação jurídica, orientação veterinária, vermifugação de pets, brincadeiras infantis e uma apresentação cultural do grupo “Crias do Curro Velho”.
Patrícia Potiguar, coordenadora do ‘Entre Elas’, celebrou o momento e disse que “É muito emocionante ver a alegria dessas mulheres e de suas famílias. Crianças interagindo, mães sendo atendidas e saindo com consultas agendadas. É um trabalho que vai além, oferecendo dignidade e apoio”.
Trabalhando como catadora há 13 anos, Sintia Ribeiro, 32 anos, foi ao local com a família e destacou a facilidade durante a programação. “Eu nunca tinha tempo pra atualizar meu RG e dos meus filhos, tanto que vim com meu esposo e as crianças e conseguimos resolver aqui, também precisava levar minha filha numa consulta e consegui o encaminhamento com o especialista pro tratamento dela”.
Angelita Silva, 57 anos, também reforçou como se sentiu com o evento. “A gente trabalha tanto que não sobra tempo. Essa ação foi muito boa pra gente, me senti muito prestigiada”.
O presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, esteve presente acompanhando e reiterou o compromisso com as mulheres. “Estamos aqui para reafirmar que essas mulheres podem contar com a Fundação ParáPaz, não apenas nesse momento, mas sempre que precisarem”, disse o gestor.