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Em 2024, Estações Cidadania ultrapassam 590 mil atendimentos em várias regiões

Ao facilitar o acesso em apenas um local a serviços essenciais, como emissão de documentos, o Estado promove inclusão social e fortalece compromisso com a qualidade da gestão

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
20/12/2024 08h00

Em 2024, as 11 Estações Cidadania, coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realizaram mais de 590 mil atendimentos em todo o Pará. Um resultado que evidencia o compromisso do Estado em oferecer serviços públicos de qualidade, garantir o acesso rápido e eficaz, e promover inclusão social.

O papel das Estações como ferramentas de cidadania e inclusão foi destacado por Regina Rocha, secretária-adjunta de Gestão e Administrativa da Seplad. Segundo ela, “o principal objetivo das Estações Cidadania é garantir que o cidadão tenha acesso a serviços prestados pelo Estado de forma ágil, gratuita e de qualidade. Esse resultado reflete a dedicação da atual gestão, além de simbolizar o compromisso do Governo do Pará com uma gestão pública eficiente, que chega a todos os paraenses, seja na capital ou em regiões mais distantes. Vamos continuar trabalhando para ampliar e modernizar as unidades das Estações Cidadania, garantindo cada vez mais conforto e comodidade à população”.

Já foram contabilizados 325.637 atendimentos na Região Metropolitana de Belém (RMB); 136.874 na Região de Integração Carajás, nas unidades de Parauapebas e Marabá; 85.565 na Região de Integração Baixo Amazonas, em Santarém; 12.488 na Região de Integração Lago de Tucuruí, e 31.466 atendimentos na Região de Integração Tapajós, em Itaituba.

As unidades com os maiores percentuais de atendimento neste ano foram as instaladas nos shoppings Metrópole (em Ananindeua), com 115.013, e Pátio Belém, com 96.847, seguidas pelas unidades de Santarém, com 85.565, e Marabá, com 83.028.

Unidade em São Brás - Em outubro deste ano, o governo do Estado entregou a 11ª Estação Cidadania do Pará, a unidade de São Brás, em Belém, que vem se destacando como uma das mais procuradas, reforçando sua importância no atendimento à população da capital.

A nova Estação integra as obras preparatórias, executadas pelo governo do Estado, para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). O espaço, com 493,39 m² de área útil, foi inteiramente reconstruído, com um investimento de R$ 3,5 milhões.

Cleide Trindade, aposentada e moradora do bairro do Guamá, conta que foi uma boa surpresa encontrar a Estação Cidadania São Brás. “Achei lindo o espaço. É a primeira vez que venho aqui. Não sabia que tinha se tornado uma Estação Cidadania. Achei muito bom. Fui muito bem atendida. Como fui assaltada, perdi todos os meus documentos, então vim tirar a minha identidade hoje. Estou indo para a minha casa muito feliz”, garantiu, após conseguir o documento.

Serviços disponíveis - As Estações oferecem diversos serviços à população, como emissão de carteira de identidade; consulta de restituição de IRPF; recepção de processos; retirada de documento CRV, CRLV e digital; análise de processos; seguro desemprego; emissão de carteira de trabalho digital; cadastro de emprego; consulta processual; orientação e proteção aos direitos do consumidor, entre outros.

Descentralização - As unidades estão localizadas nos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Tucuruí, Itaituba e Parauapebas, beneficiando diferentes regiões. Além de atender municípios vizinhos, proporcionam acesso a serviços essenciais aos cidadãos, que anteriormente precisavam percorrer longas distâncias. Em Marabá e Santarém, o volume de atendimentos também evidencia a relevância dessas unidades para as populações do Sul, Sudeste e Oeste do Pará.

“Eu vim resolver a questão da segunda via da minha identidade. Gostei muito do atendimento. O local é de fácil acesso, bem localizado. Toda a equipe da Estação Cidadania está de parabéns”, disse Ticiane Pereira, moradora de Marabá.

Entre os órgãos mais procurados pela população neste ano estão o Detran (Departamento de Trânsito), com 148.155 atendimentos; Polícia Civil, com 85.913; Banpará (Banco do Estado), com 79.263; Seaster (Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda), com 48.940, e Seplad, com 34.530 atendimentos.

Modernização - Ainda em outubro, o governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço (OS) para o início das obras de reconstrução e modernização do prédio da Estação Cidadania de Santarém, localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro Prainha. Para iniciar as obras, a partir de 26 de dezembro os serviços estarão disponíveis no Terminal Hidroviário do município.

A fim de entregar aos servidores e à população um novo espaço, com mais comodidade e tecnologia, o Governo do Pará investe também para ampliar a qualidade dos serviços. Além de um espaço kids, o prédio contará com placas solares, para ser abastecido por uma fonte de energia limpa e renovável.
Segundo o pintor Rosemiro João Imbiriba, a reforma da unidade de Santarém é necessária. “Eu já vim aqui outras vezes, uma para tirar minha certidão de nascimento, e agora vim tirar meu RG. O tratamento sempre é ótimo, especial. O prédio precisa de melhorias, e com a reforma acredito que vai melhorar bastante”, afirmou Rosemiro.

Outra unidade que passa por obras de reconstrução e modernização, desde novembro de 2024, é a Estação Cidadania Guamá, na Avenida José Bonifácio, em Belém. A população continua sendo atendida nas demais unidades da capital, como São Brás e shoppings Pátio Belém e Grão-Pará.