Seap reúne com diretores de unidades prisionais para alinhamento e avaliação do ano de 2024
O balanço de ações desenvolvidas pela secretaria e a atuação dos diretores para manter a eficiência do sistema penitenciário ao longo de 2024
O auditório da sede administrativa da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu, na manhã desta quinta-feira, 19, os diretores das unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém para a última reunião do ano. A reunião ocorreu de forma híbrida e foi transmitida on-line para as casas penais do interior do Estado, garantindo assim, que os diretores das 55 unidades participassem. Na ocasião, foi feito um alinhamento operacional, além do balanço das ações e desafios enfrentados ao longo de 2024 e transmitida às perspectivas para 2025.
A reunião foi realizada pelo secretário Marco Antonio Sirotheau Côrrea Rodrigues, acompanhados dos secretários-adjuntos, Coronel PM Luiz André Maués, da Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa (SAGA); Ringo Alex, da Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (SAGO).
O titular da Seap aproveitou o momento para falar dos desafios enfrentados ao longo do ano pela secretaria e como esse trabalho tem sido reconhecido. O Coronel PM Sirotheau destacou, que em reunião com a vice-governadora, Hana Tuma, ouviu elogios pela forma como a instituição vem sendo gerida e ela comentou que "A Seap está fazendo o dever de casa".
"É importante celebrar e refletir sobre os avanços significativos que alcançamos no sistema penitenciário ao longo deste ano de 2024. Nosso compromisso com uma gestão eficiente, voltada à custódia humanizada e à reinserção social, é o que orienta todas as ações da Secretaria. A gente aqui vai vivenciando, vai aprendendo, marchando junto. Então, senhores, a gente está aproveitando (a ocasião) para agradecer aos senhores também", disse o secretário.
O secretário agradeceu aos diretores pelo empenho e desempenho ao longo do ano, e mesmo com desafios, todos foram superados um a um com muito trabalho dos servidores da Seap. Ele comentou ainda as perspectivas para o próximo ano, entre elas a possibilidade de um novo concurso o cargo de policiais penais. "Estamos vendo o avanço da Seap, da instituição para avançar e alcançar melhorias e manter a excelência do nosso trabalho", afirmou.
Estiveram presentes também na reunião, Belchior Machado, da Diretoria de Trabalho Prisional (DTP); Nacib Jordy, da Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI). Lucas Bellard, da Diretoria de Execução Penal (DEC); e o Coronel PM Odenir Margalho, da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP).
Ringo Alex, titular da secretaria adjunta SAGO, explicou que a reunião com os diretores seria basicamente para manter o discurso único, padronizado, para que se possa atravessar o final de ano com tranquilidade.
"Temos trabalhado para manter esse equilíbrio, manter essa organização, manter esse controle. E essa reunião é para poder fazer esse balanço relacionado ao ano de 2024, dos avanços que a Secretaria alcançou e manter também os diretores em alerta e de sobreaviso, para que a gente possa atravessar o ano com mais tranquilidade", destacou o titular da SAGO.
Ano positivo – Em sua avaliação, Ringo Alex considera 2024 um ano positivo para a Seap, uma vez que a secretaria avançou em metas e atingiu números exitosos na questão da reinserção social, em cumprir rigorosamente com o calendário da Justiça, nas assistências aos custodiados.
"Associado a tudo isso, com a questão também do controle prisional, da eficiência das atividades operacionais, atingindo números exitosos, como já foi falado, mediante a aplicação dessa doutrina prisional que o estado do Pará atinge e com o apoio do governo do Estado", garantiu o secretário-adjunto.
Referência – Ringo ressalta que é com o apoio do Governo do Estado que a Seap tem conseguido cumprir com sua missão institucional, transformando e colocando a Secretaria em posição de destaque no cenário nacional. O nível alcançado pela secretaria no controle do sistema penitenciário tem atraído outras instituições similares do país, com objetivo de reproduzir as boas práticas desenvolvidas pela Seap.
"Outros estados da federação estão nos procurando para poder reproduzir as boas práticas que o sistema penitenciário paraense vem promovendo, tanto no que tange a questão de segurança, de controle de procedimentos operacionais, quanto também das assistências que são preconizadas na Lei de Execução Penal, que é um direito, inclusive, dos custodiados".
Festas – A Seap também está atuando na Operação Festas Seguras, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) em conjunto com os órgãos do Sistema de Segurança Estadual, Federal e Municipal. O objetivo é garantir a segurança da população paraense neste período de festas de final de ano.
"Nós estamos percorrendo as unidades prisionais, no sentido de a gente padronizar os serviços, fazendo um trabalho de fiscalização, de checagem do ambiente carcerário, para manter os protocolos da nossa secretaria intactos, demonstrando a eficiência desse trabalho, a fiscalização que é importante, para que a gente possa avançar e atravessar o ano de uma forma ordeira e produtiva", concluiu Ringo Alex.
Texto: Márcio Sousa / NCS Seap Pará