Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTA

Internas do Centro Socioeducativo da Fasepa concluem o Ensino Fundamental

Elas receberam os certificados em cerimônia realizada em parceria com a Seduc, por meio da Escola Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa

Por Governo do Pará (SECOM)
19/12/2024 16h24

O Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), vinculado à Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), celebrou na manhã da quarta-feira (18) uma importante conquista na vida de três jovens em privação de liberdade que concluíram o Ensino Fundamental. A formatura foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antônio Carlos Gomes da Costa.

A cerimônia teve o objetivo de destacar a importância do acesso à educação básica como um direito fundamental para todos. Foram certificadas três alunas nas etapas do Ensino Fundamental, referentes ao ano letivo de 2024, do Cesef. O evento contou com a presença da diretora da escola, que funciona dentro da unidade socioassistencial, Regina Guimarães, além de servidores da Fasepa, professores da Seduc e familiares das internas.Apresentação cultural durante a solenidade de formatura

Para a gestora do Cesef, Alessandra Almeida, "a formatura das socioeducandas é um momento de grande importância, tanto para as adolescentes que cumprem medida socioeducativa, quanto para as equipes envolvidas. Mais do que a conclusão de uma etapa educacional, a cerimônia simbolizou uma vitória pessoal, social e institucional. Ela também reforça a importância de escolhas positivas, pois ao celebrar suas conquistas as adolescentes passam a se enxergar como sujeitos de direito".

Garantia de direitos - Regina Guimarães, diretora da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa, ressaltou a importância do trabalho realizado na instituição. "Tudo o que é feito e proposto é pensado na qualidade do ensino oferecido às alunas da socioeducação. Focamos na garantia dos direitos de cada uma dessas jovens, visando à transformação de suas vidas", disse a gestora, que também expressou orgulho pela conquista das socioeducandas.

As alunas apresentaram performances de dança e música, declamaram poemas e fizeram homenagens, resultado das atividades desenvolvidas na unidade. Os certificados de conclusão do Ensino Fundamental foram entregues pela diretora Regina Guimarães.

O momento marcou a trajetória das jovens. Muitas internas, quando ingressaram no sistema socioeducativo, não estavam matriculadas em escola, mas a medida socioeducativa oferece a oportunidade de recomeço. A educação, além de garantir direitos, proporciona novas perspectivas, ajudando as jovens a transformar a própria realidade, se reinserindo no convívio social de forma mais consciente.

Cidadania - "O processo educacional na socioeducação contribui na construção de valores éticos e na formação de indivíduos capazes de exercer a sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres, e assumindo papel de protagonistas da própria história", declarou Marly Yurie, coordenadora Técnica da Seduc na Socioeducação.

Para uma das concluintes, que tem 15 anos, o momento "é de felicidade". Ela, que interrompeu os estudos ao ingressar na Fasepa, disse que "este momento está sendo muito feliz, por ter chegado até aqui. Não esperava por isso, pois parei de estudar há dois anos, e não imaginava que continuaria. Quero seguir em frente, sem olhar para trás".

Texto: Dani Valente - Ascom/Fasepa