Curta produzido por jovens do ‘Cenas de Paz’ é premiado na 1ª Mostra de Cinema Ecocine
O filme traz um retrato sensível e inquietante de uma geração que vive à sombra da crise climática. A premiação ocorreu no dia 16 de dezembro no Cine Líbero Luxardo
Produzido por jovens do Projeto Cenas de Paz, desenvolvido pela Cultura Rede de Comunicação em parceria com as Usinas da Paz, o curta-metragem "Setembro Verde e Amarelo" foi premiado na 1ª Mostra de Cinema Ecocine com o troféu Vozes da Juventude. A premiação ocorreu no dia 16 de dezembro no Cine Líbero Luxardo, em Belém. O filme tem 2 minutos e 35 segundos e traz um retrato sensível e inquietante de uma geração que vive à sombra da crise climática, com imagens dos desastres ambientais e encenações dos jovens criadores. Os responsáveis pela produção e também elenco do filme são Lorena de Paula, José Uchoa, Fernanda Freitas, Ítalo Cruz, Manuela Santana e Yasmin Serrão.
O curta começou a ser produzido no dia 14 de setembro na UsiPaz Benguí, durante o curso itinerante de comunicação integrada. A última versão foi finalizada no dia 29 de novembro. O filme foi exibido na Mostra de Cinema e também na Rede Cultura.
"Receber este prêmio é uma honra que vai muito além de nós. Representa um chamado para refletir e agir diante das duas grandes crises que atravessam nosso tempo: a crise climática e a saúde mental, que se entrelaçam de maneira dolorosa, especialmente para jovens das periferias. Como jovens da periferia de Belém, nossa produção nasceu do chão que habitamos. Quando colocamos nossas histórias no centro, compreendemos que não estamos apenas denunciando; estamos germinando possibilidades", comenta a comunicadora popular e estudante de Direito, Lorena de Paula, que dirigiu e editou o curta-metragem.
Ela destaca que o curso veio para unir os jovens e formar profissionais. No módulo de audiovisual, os jovens tiveram a formação básica em técnicas de filmagem e pós-produção, acesso aos equipamentos para captação das imagens e profissionais experientes para orientar em etapas da produção.
"Foi o curso de comunicação Cenas de Paz que promoveu o nosso encontro e esta produção. E por acaso ou destino, coube ao nosso grupo ser premiado aqui nesse espaço, sediado na Fundação Cultural do Pará (FCP). São essas iniciativas que nos permitem sonhar, criar e transformar nossa realidade. Sem vocês, hoje não poderíamos dizer que somos jovens produtores premiados. Hoje, o projeto desenvolvido fez luzir os olhos e encheu de orgulho o peito de seis jovens, adolescentes periféricos, que também escolheram a produção cultural como vida. Também Gostaria de saudar a Unipop, essencial para o incremento deste projeto e no incentivo para enxergarmos nele, e em nós, um potencial de premiação", afirma Lorena de Paula.
Cenas de Paz - O Projeto Cenas de Paz começou em 2019 com o objetivo de promover oficinas da linguagem da comunicação. Ele é promovido pela Cultura Rede de Comunicação em parceria com as Usinas da Paz, por meio do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Pará. O objetivo é levar conteúdos diversos de comunicação. Os participantes aprendem técnicas para o desenvolvimento de produtos de audiovisual e rádio, perpassando por noções de câmera, web e edição.
"O Cenas de Paz é uma política pública do Governo do Pará realizado através da Funtelpa, desde agosto de 2019. Nós começamos a promover as oficinas da linguagem da comunicação em quatro módulos de formação: módulo de expressão corpo e voz, audiovisual, linguagem web e linguagem rádio. Em seis anos de atividade, conseguimos realizar mesmo com a pandemia, já formamos em torno de 330 alunos, desse total, 19 foram absorvidos pelo mercado de trabalho, como jovens aprendizes e depois evoluíram para condição de estagiários dentro da Rede Cultura de Comunicação”, diz a diretora de Comunicação Comunitária e Cidadania, Vanessa Vasconcelos, detalhando mais o trabalho realizado no Cenas de Paz.
“É um projeto que funciona eminentemente para atender o programa macro do Governo, o Territórios da Paz e hoje na condição de educação das Usinas da Paz, todas as oficinas são realizadas com disponibilidade do espaço multiuso. Eu tenho muito orgulho desse trabalho que a Rede Cultura de Comunicação faz, enquanto comunicação pública, nós somos a única emissora de comunicação pública nesse país a provocar e promover um legado desta natureza, que realmente transforma vidas com cenas de paz."
Ecocine - A 1ª Mostra de Cinema Ecocine é uma iniciativa do Coletivo Vozes da Juventude, com participação do projeto Clube do Filme. Formado há quatros anos por geógrafos, cineastas e comunicadores do Pará, o projeto visa utilizar o cinema e a produção de vídeos como ferramentas para inspirar mudanças comportamentais e promover a conscientização ambiental. Além do curta "Setembro Verde e Amarelo", os outros premiados com o Troféu Vozes da Juventude são "Brinquedo de Miriti" e "Os Mistérios da Boa Vista".
Texto: Andreia do Espírito Santo