Mais de 130 servidores da Santa Casa têm acesso à graduação e pós-graduação
Cinco Instituições de Ensino Superior - Cesupa, Fibra, Uniesamaz, Unifamaz e Cosmopolita - se uniram à unidade de saúde do Estado para proporcionar qualificação profissional
A concessão das bolsas de graduação e pós-graduação inclui um processo seletivoEm cerimônia realizada no auditório do Centro de Ensino e Treinamento em Saúde ( CETS), da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMPA), na manhã desta quinta-feira (19), foram entregues 24 bolsas de graduação e pós-graduação a servidores da unidade de saúde que participaram do processo seletivo deste ano.
Realizada desde 2019, a seleção para as bolsas integrais, oferecidas por cinco Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado - Cesupa (Centro Universitário do Pará), Fibra (Faculdade Integrada Brasil Amazônia), Uniesamaz (Centro Universitário da Amazônia), Unifamaz (Centro Universitário Metropolitano da Amazônia) e Faculdade Cosmopolita -, já possibilitou o ingresso de mais de 130 servidores da Santa Casa em cursos de graduação e pós-graduação, em uma parceria que favorece a todos os envolvidos, e se reflete na qualificação dos serviços, enfatizou o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona.Servidores contemplados com as bolsas de estudo pela parceria entre Santa Casa e as Instituições de Ensino Superior
Segundo ele, “a Santa Casa tem um histórico de participação na formação dos profissionais de saúde do Estado. Quem se forma nessa área já passou pela Santa Casa, seja no estágio, residência ou mestrado, ou conhece alguém que teve seu aprendizado aqui. Essa parceria vem garantido ganhos não só para as Instituições de Ensino Superior, que têm a Santa Casa como campo de práticas, mas também para os nossos servidores e a sociedade, pois a qualificação desses profissionais se soma a outras ações que contribuem para que a Santa Casa seja uma instituição com serviços de excelência”.
Conhecimento - A servidora Joyce Anne Aguiar concorreu à graduação em Direito já na primeira seleção, em 2019. Além de conquistar o diploma de bacharel em Direito, ela se formou com as melhores notas da turma e já foi aprovada no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Para ela, a oportunidade de formação já vem contribuindo com seu trabalho na instituição, e proporcionando novas perspectivas.
“O curso de Direito trouxe muito conhecimento para mim. Durante a graduação, procurei fazer o melhor para honrar a oportunidade que estavam me dando aqui da Santa Casa, e isso se refletiu tanto na minha vida profissional e na minha vida acadêmica. E a minha formação já está sendo útil para a Santa Casa, porque agora eu contribuo com a parte de processos no meu setor; posso dar sugestões. Agora, com o curso superior, eu terei novas oportunidades e vou buscar trabalhar na minha carreira de advogada", disse Joyce Aguiar.
Troca positiva - Para Leonardo Ramos, coordenador de Pós-Graduação do Cesupa, que desde o início do processo disponibiliza bolsas integrais de graduação e pós-graduação, a parceria com a Santa Casa é uma troca que viabiliza melhorias às duas instituições.
“Para o Cesupa é fundamental essa parceria, que proporciona aos nossos alunos ter a Santa Casa como cenário de prática nos nossos cursos de graduação e pós-graduação. Isso, para a gente, é muito importante, assim como a residência médica multiprofissional. E hoje, nós disponibilizamos para a Santa Casa, para seus servidores, inclusive uma bolsa de mestrado. Oferecemos para os funcionários da Santa Casa uma oportunidade de melhoria na vida profissional, seja nível de graduação ou pós-graduação. Toda vez que a Santa Casa nos convidar para participar desse projeto, pode contar com o Cesupa”, afirmou Leonardo Ramos.