Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE ANIMAL

Em Brasília, Adepará participa do lançamento do plano nacional de rastreabilidade

O plano vai identificar individualmente bovinos e bubalinos atendendo a requisitos sanitários exigidos pelos mercados internacionais

Por Nathalia Lima (ADEPARÁ)
18/12/2024 14h58

Referência nacional em defesa agropecuária, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) esteve em Brasília, participando do lançamento do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A identificação individual vai permitir registrar o histórico, localização e a trajetória de cada animal identificado. 

A pecuária brasileira é referência mundial na produção de proteína animal, o Pará se destaca com o segundo maior rebanho bovino do país com 27.120.311 cabeças de gado, o plano nacional vai utilizar um brinco em uma orelha do animal para identificação, outro brinco sendo um boton na outra orelha do animal, iniciando já em 2025 pensando na sanidade do rebanho, ocorrendo de forma gradativa e obrigatória.

A medida nacional tem como foco a sanidade do rebanho e controle agropecuário em caso de surto ou notificação de doença. 

"O plano do ministério é bastante abrangente, deixa aberto para que os estados possam selecionar a dupla identificação ou identificação visual, ou boton eletrônico, o Pará, com o SRBIPA, adotou a dupla identificação com objetivo de manter a sanidade agropecuária e a rastreabilidade do rebanho", disse o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.

A ação é importante, pois fortalece os programas de saúde animal, amplia a capacidade de resposta a surtos epidemiológicos e reforça o compromisso do Brasil com as exigências sanitárias dos mercados internacionais.

Diretor-geral da Adepará com o Ministro Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro"Hoje o Brasil é zona livre de aftosa, nada melhor do que deixar o seu sistema de defesa muito mais robusto e muito mais forte. Então, foi necessário ter um programa nacional, para que os estados possam seguir essas diretrizes e, no futuro, ter a integração das bases de dados para que toda a cadeia, até dos animais vendidos para fora do Estado, possam ser acompanhados", comentou o diretor. 

Defesa Agropecuária - Fortalecendo a sanidade e a produção do rebanho no estado, o Governo do Pará saiu na frente quando lançou o Programa Pecuária Sustentável, estruturado em três eixos: rastreabilidade, integridade e agregação de valor. A rastreabilidade animal é um dos pilares dentro do programa, no âmbito do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), executado pela Agência de Defesa, que iniciou em agosto a identificação individual dos bovinos conforme as fases do programa. O rebanho bovino em trânsito deve ser identificado individualmente com dois brincos, sendo um visual e outro um boton eletrônico, até dezembro de 2025 e todo rebanho bovino e bubalino do estado até dezembro de 2026.