Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Em 2024 Iesp forma mais de mil alunos e oferece ensino de qualidade aos agentes de segurança pública

O Instituto, que completou 25 anos de existência este ano, conclui o ano com 1.241 alunos formados ou em formação, garantindo ensino de qualidade e maior qualificação para os agentes públicos do estado e município

Por Walena Lopes (SEGUP)
18/12/2024 14h08

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), conclui o ano de 2024 com mais de mil alunos formados em 14 cursos ofertados aos agentes de segurança pública, tanto da esfera estadual, quanto municipal. A formação garante ensino de qualidade e maior aperfeiçoamento aos profissionais que atuam na defesa e proteção do estado. 

No total, mais de 8.328 horas aulas foram ministradas no Instituto que oferece 14 cursos, entre formação, graduação e pós-graduação que tem o objetivo de aperfeiçoar o nível dos profissionais que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sieds) com formação superior; que além do âmbito estadual, inclui também as Guardas Municipais e agentes de trânsito dos municípios. 

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, ressalta as conquistas adquiridas pelo instituto, que esse ano completou 25 anos de criação, e a evolução das suas atividades nos últimos seis anos da atual gestão. 

"O instituto é fundamental para podermos realizar a formação sistêmica e integrada dos agentes da segurança pública em todo o estado, por isso, ampliamos a capacidade do IESP com dois blocos novos de sala de aula, polos em Ananindeua, Santarém e Marabá, dojô totalmente construído, quadra de esportes moderna, além de melhorias internas estruturais para receber os profissionais de segurança e atender as demandas de qualificação, tanto no modo presencial, quanto na plataforma de Ensino à distância", ressalta o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

Em cinco anos, o Governo do Estado investiu na qualificação e formação dos seus agentes, e ainda, ampliou a estrutura física do Instituto, com a construção de novos blocos de salas de aula, reforma do ginásio poliesportivo e da academia, e aquisição de dojô para treinamento. Nesse período foi feita também a revitalização da torre de treinamento para o Corpo de Bombeiros, e uma estrutura para atendimento médico e odontológico.

Formação - Mais de 10 mil servidores e agentes de segurança pública obtiveram sua formação e qualificação nos últimos seis anos pelo Iesp, que oferta curso superior de Tecnólogo em Segurança Pública, e de especialização, além do primeiro curso de mestrado, realizado pelo Instituto por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O Instituto oferece, também, cursos voltados às Guardas Municipais do Estado, tendo entre sua plataforma de Ensino à Distância (EAD), formação direcionada às Guardas Municipais de Marabá, e ainda, aos agentes de trânsito municipais de Moju.

"Neste ano o IESP concluiu vários dos seus cursos importantes para a formação dos agentes de segurança, um deles foi o de formação para os agentes municipais do Moju, podendo assim atender os agentes do município, oferecendo qualificação e melhor formação para esses profissionais. Tivemos também mais uma conclusão do curso de formação de polícias, que este ano, iniciaram as atividades com a um seminário apresentado pelos alunos da turma de 2023, onde tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos de conclusão da formação para os iniciantes. Tivemos ainda, de forma inédita, o curso de especialização Sócio Ambiental de Sustentabilidade, muito apropriado para esse próximo ano que vamos entrar recebendo a COP na cidade de Belém, além de termos comemorado os 25 anos do IESP, que se tornou, ao longo de todos esses anos uma instituição séria que opor".