Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HRPM celebra o serviço de fonoaudiologia com mais de 10 mil atendimentos em 2024

Por Governo do Pará (SECOM)
17/12/2024 19h34

Referência na oferta de assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, no sudoeste da Ilha do Marajó, disponibiliza várias especialidades para seus usuários, entre eles o serviço de Fonoaudiologia, que é integrado à equipe multiprofissional, e entre janeiro e novembro desse ano, garantiu mais de 10 mil atendimentos.

O dia desse profissional é lembrado anualmente em dezembro, visando destacar sua importância na promoção da saúde, prevenção e tratamento de alterações relacionadas às funções de deglutição, respiração, fala e comunicação dos pacientes hospitalizados. 

O fonoaudiólogo, Elivelton Oliveira, enfatiza que a Fonoaudiologia exerce um papel fundamental no HRPM, pois tem como principal objetivo: a prevenção; avaliação; e tratamento dos distúrbios da deglutição em pacientes de todas as faixas etárias.

“Nossa atuação é focada em proporcionar uma via alimentar mais segura, especialmente para aqueles em situação de risco para disfagia, colaborando diretamente com a equipe multiprofissional. Assim, trabalhamos na prevenção de aspiração, tanto durante a internação hospitalar quanto no retorno do paciente ao ambiente domiciliar”, pontuou.

Ele explica ainda que a disfagia é uma alteração no processo de deglutição que resulta de comprometimentos neurológicos ou estruturais dos órgãos deglutofonatórios. É comumente associada as condições como Acidente Vascular Cerebral (AVC); traumatismo cranioencefálico (TCE); prematuridade; doenças raras; e envelhecimento. “Isso contribui diretamente para a recuperação e melhora do quadro clínico, evitando prejuízos que possam impactar sua evolução”, finalizou Oliveira.

Aprovação - Cimara Gisele Lacerda, de 22 anos, é mãe da pequena Maria Vitória Passos, de apenas 26 dias de vida, que se encontra internada no Regional do Marajó. Ela elogia o atendimento recebido por sua filha. “Está sendo feito de tudo para que a minha bebê consiga mamar bem, porque ela está precisando disso. A profissional de fonoaudiologia é uma ótima pessoa e uma excelente profissional. O serviço da fonoaudiologia é muito importante no hospital, porque ajuda a entender como a bebê vai reagir bem aos testes. Os profissionais são humanizados e tratam a gente muito bem. Só gratidão!”, disse a dona de casa.

Dados – Entre os meses de janeiro a novembro de 2024, o HRPM promoveu 10.501 atendimentos por fonoaudiologia. 

O HRPM é uma unidade de saúde do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital presta assistência de média e alta complexidade no sudoeste marajoara, e está localizado na avenida Rio Branco, n.º 1.266, no centro de Breves, no Marajó. Mais informações poderão ser obtidas via telefones: (91) 3783 2140 / 3783 2127.

Texto: Pedro Amorim